Da Redação
O Ministério Público Estadual (MPE) confirmou que "ajuizou Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar contra Rogério Gonçalves da Silva Neto, por dano ambiental causado pela prática pesqueira irregular" no município de Alta Floresta.
Vale lembrar que o Estado pontuou recentemente a ampliação da fiscalização em Mato Grosso - observando cumprimento à legislação ambiental.
A ação ocorre por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Alta Floresta e entre os pedidos, o Ministério Público requer "concessão de liminar para que o requerido seja proibido de transportar pescados sem autorização do órgão competente, sob pena de multa diária no valor de R$ 2 mil".
No julgamento da ação, o MP pediu a condenação do requerido ao pagamento de indenização pelo dano ambiental difuso, em razão dos prejuízos causados ao meio ambiente e à sociedade, em valor definido pela Justiça, bem como que seja condenado a reparar o dano ambiental causado e ao pagamento das custas processuais.
Conforme a ACP, o transporte irregular de pescado foi constatado por meio de barreira volante na rodovia MT-325, em 18 de fevereiro deste ano. O requerido transportava 450 quilos de pescado de diversas espécies e foi multado em R$ 10 mil pela degradação ambiental.
“Uma vez que há o transporte ilegal, significa que houve a pesca ilegal, o que acarreta sérios prejuízos ao meio ambiente, bem como para a sociedade em geral (presente e futura). Além disso, o próprio transporte ilegal (sem a documentação válida) já é considerado ilícito ambiental, devendo haver responsabilização nas três esferas de apuração (administrativa, civil e criminal)”, considera o MP.
Com Comunicação MP

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Concessionária é condenada por cobrar conta de luz paga e protestar consumidor
Buenos Aires, entre livros, estádios e memória
Perda de chance de cura: TJ manda indenizar família por erro médico
Expurgos em Pequim
Combate à desinformação e paridade de gênero foram prioridades do TSE
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
População reage e PM prende acusado de tentativa de homicídio
PM derruba rolezinho; operação apreende 30 motocicletas
Operação da PC afasta vereador e servidor suspeitos de fraude
Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal