Da Redação
A gestão da Saúde da Capital divulgou o quadro de vacinação contra a covid-19 sobre a população em situação de rua - considerando os esforços para ampliar a imunização em massa.
Na outra ponta, a de obtenção de novos lotes de imunizantes, continua a "batalha" de estados e municípios para assegurar vacinas para todos.
Vale lembrar que após sanção presidencial sobre projeto de autoria do senador Wellington Fagundes - de produção de vacinas a partir da conversão da indústria que produz vacina de uso animal, o país aguarda resolução, ou seja, que seja executado na prática - dependendo de celeridade à cargo da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Confira o levantamento disponibilizado pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Comunicação:
Trinta pessoas em situação de rua foram vacinadas na noite de quinta-feira (22), contra a Covid-19. A ação, que foi realizada na Orla do Porto, é resultado do trabalho Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Assistência Social. A vacinação da população em situação de rua está prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Na capital, atividades que promovem o cuidado com o público em situação de vulnerabilidade social é uma determinação da primeira-dama, Márcia Pinheiro. "Pautamos nossa gestão pelo nosso bem mais precioso, as pessoas. Temos realizado diversas ações de acolhimento às famílias carentes", disse a primeira-dama.
A imunização é realizada pelos profissionais do Consultório na Rua, composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, que realizam atendimentos clínicos e odontológicos às pessoas em situação de rua.
“Já realizamos a vacinação nos albergues de Cuiabá e agora estamos fazendo este trabalho nas ruas, em regiões de concentração de pessoas. A imunização para este público é importante porque quebra o círculo do vírus”, enfatizou a coordenadora do Consultório na Rua, Vera Lucia Ferreira.
Ainda segundo a coordenadora, a imunização é esperada com ansiedade pela maioria deste público. “Nosso trabalho com estas pessoas em situação de rua é constante. Dispomos de um prontuário com as informações pessoais de cada um, então já temos um levantamento prévio de quem iremos atender. Eles aceitam muito bem a vacinação”, ressaltou.
Conforme levantamento do município, a capital tem 695 pessoas em situação de rua. Nesta sexta-feira (23), a equipe esteve na região do Morro da Luz e no Beco do Candeeiro. Já na próxima semana, os profissionais vão atuar no Bairro Leblon e no entorno da Rodoviária. O imunizante utilizado para este público foi a Janssen, de dose única.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio