• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Cuiabá amplia vacinação contra covid da população em situação de rua

  • Em Geral
  • 26/07/2021 09:07:25

Da Redação

A gestão da Saúde da Capital divulgou o quadro de vacinação contra a covid-19 sobre a população em situação de rua - considerando os esforços para ampliar a imunização em massa. 

Na outra ponta, a de obtenção de novos lotes de imunizantes, continua a "batalha" de estados e municípios para assegurar vacinas para todos. 

Vale lembrar que após sanção presidencial sobre projeto de autoria do senador Wellington Fagundes - de produção de vacinas a partir da conversão da indústria que produz vacina de uso animal, o país aguarda resolução, ou seja, que seja executado na prática - dependendo de celeridade à cargo da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Confira o levantamento disponibilizado pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Comunicação:

Trinta pessoas em situação de rua foram vacinadas na noite de quinta-feira (22), contra a Covid-19. A ação, que foi realizada na Orla do Porto, é resultado do trabalho Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Assistência Social. A vacinação da população em situação de rua está prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Na capital, atividades que promovem o cuidado com o público em situação de vulnerabilidade social é uma determinação da primeira-dama, Márcia Pinheiro. "Pautamos nossa gestão pelo nosso bem mais precioso, as pessoas. Temos realizado diversas ações de acolhimento às famílias carentes", disse a primeira-dama.

A imunização é realizada pelos profissionais do Consultório na Rua, composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, que realizam atendimentos clínicos e odontológicos às pessoas em situação de rua.

“Já realizamos a vacinação nos albergues de Cuiabá e agora estamos fazendo este trabalho nas ruas, em regiões de concentração de pessoas. A imunização para este público é importante porque quebra o círculo do vírus”, enfatizou a coordenadora do Consultório na Rua, Vera Lucia Ferreira.

Ainda segundo a coordenadora, a imunização é esperada com ansiedade pela maioria deste público. “Nosso trabalho com estas pessoas em situação de rua é constante. Dispomos de um prontuário com as informações pessoais de cada um, então já temos um levantamento prévio de quem iremos atender. Eles aceitam muito bem a vacinação”, ressaltou.

Conforme levantamento do município, a capital tem 695 pessoas em situação de rua. Nesta sexta-feira (23), a equipe esteve na região do Morro da Luz e no Beco do Candeeiro. Já na próxima semana, os profissionais vão atuar no Bairro Leblon e no entorno da Rodoviária. O imunizante utilizado para este público foi a Janssen, de dose única.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: