Dr. Renan Ferreira
Somos bombardeados a todo instante por estímulos visuais do mundo em que vivemos, e considerando que aproximadamente 1/3 do nosso cérebro está dedicado à análise e reconhecimento da informação visual, a importância da visão para a espécie humana é incalculável. Portanto, com objetivo de fomentar a consciência social, divulgar a importância da prevenção e o combate à cegueira, o dia 10 de julho é considerado o Dia da Saúde Ocular em todo o mundo.
Estima-se que existam no mundo cerca de 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão (melhor visão corrigida entre 20-60%). E de que 90% dessas pessoas pertençam aos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil (OMS – Organização Mundial da Saúde).
O aumento da expectativa de vida da população juntamente com o aumento da prevalência de doenças crônicas como Hipertensão e Diabetes, somadas às dificuldades de acesso à saúde ocular de qualidade são fatores determinantes e que justificam o cenário sombrio.No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso à saúde, e no mundo este número pode chegar a casa dos bilhões. A maioria da população está insegura e desprotegida por não ter garantia dos cuidados a sua saúde. Isso é desesperador! Sobretudo, para uma população que está envelhecendo dia após dia e, de fato,envelhecendo sem saúde.
O Relatório Mundial sobre Deficiências (World Reporton Disability 2010) diz que a cada 5 segundos, uma pessoa se torna cega no mundo, e de modo, ofuscante, impõem um desagradável sinal de alerta. O mais relevante nesse contexto é o fato de que mais de 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis, caso exista um maior número de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento precoce. Políticas de acesso à saúde ocular de qualidade e ações primárias de prevenção, especialmente da população menos favorecida, somadas aos esforços do tratamento precoce podem preservar a capacidade visual e possibilitar uma vida independente e produtiva.
Em tempo, segundo inúmeros dados de pesquisa, visita regular ao médico oftalmologista é fator decisivo para manutenção da saúde visual.
O médico oftalmologista é o único profissional habilitado para prevenir, diagnosticar e tratar as diferentes doenças oculares.
Consulte regularmente o seu médico oftalmologista. Evite exames superficiais!
Dr. Renan Ferreira (CRM MT 9034) é médico oftalmologista, especialista em Retina e Vítreo. @oftalmologistamt / Verbelo Oftalmologia: Rua Alves de Oliveiras, 1875 – Cristo Rei – Várzea Grande-MT; Telefones: (65) 99207-3884/ (65)2137-0880.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização