Da Redação
O desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira cassou a decisão que obrigou o Estado a recontratar a empresa Vogue Alimentação e Nutrição Ltda. A decisão foi pontuada na segunda-feira (5).
Para o desembargador Mario Kono - tomando como base três recursos, "a decisão de primeiro grau, ao dar preferência à determinada empresa, contrariou a Lei das Licitações (Lei 8.666/93) que determina a isonomia entre as participantes, o menor preço e a transparência da contratação pública".
A empresa fornecia refeições a reeducandos e policiais prisionais de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger desde 2014.
A decisão para a recontratação havia sido dada em 28 de junho em despacho do juiz Onivaldo Budny, alegando que a Vogue teria preferência na contratação das refeições, mesmo não tendo oferecido o melhor preço no processo emergencial.
Para o desembargador, no entanto, “os indícios se firmam no sentido de que o decisum estaria violando um dos princípios básicos da licitação que estão previstos no artigo 37 da Constituição Federal, qual seja, o da igualdade”, comentou em sua decisão.
A Desembargadora Helena Maria, já havia confirmado este mesmo entendimento em decisão do dia 07 de junho.
A briga da Vogue, que já foi investigada pelo Ministério Público Estadual em fraude em licitação de R$ 29 milhões, começou quando, após com 14 contratos aditivos com a mesma empresa, a Secretaria de Segurança Pública realizou um pregão eletrônico no ano passado. O pregão foi suspenso devido a um Mandado de Segurança da empresa de alimentação.
Para não deixar os detentos e os policiais sem as refeições, o Estado promoveu uma contratação emergencial com cotações de preço que foi vencida pela empresa Novo Sabor Refeições Coletivas, cujo primeiro contrato vigorou de 24 de dezembro de 2020 a em 24 de junho deste ano.
Para impedir que a Novo Sabor começasse um novo contrato, vencido pelo menor preço, a Vogue entrou com o Mandado de Segurança alegando, novamente, o direito à preferência que culminou na decisão do dia 28.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco