Da Redação
Ministério Público Estadual (MPE) propôs Ação Civil Pública contra o município de Querência, considerando objetivo de assegurar o "cumprimento da legislação de trânsito, bem como a proteção dos interesses de todos que transitam na cidade, por meio da sinalização adequada das vias públicas". O MP alerta para problemas, que apesar de constantes na cidade, não tem até o momento a devida resposta da gestão.
A ação ocorre por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Querência. Assim, o MP destaca que "requereu, liminarmente, que o Poder Público instale órgão executivo de trânsito, regularize as normas de circulação conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e promova campanhas educativas sobre o tema, sob pena de multa mensal no valor de R$ 20 mil".
No julgamento do mérito, o MP pleiteou a condenação do requerido nas obrigações de fazer: planejamento da circulação de pedestres e veículos; implantação e manutenção da sinalização vertical, horizontal e semafórica; exercício do poder de polícia administrativa de trânsito, aplicando as penalidades cabíveis e arrecadando multas; criação de Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIs), entre outras medidas relativas à educação para o trânsito e levantamento, análise e controle de dados estatísticos".
O MP é categórico ao pontuar que "o problema do trânsito em Querência se arrasta há anos. Um inquérito civil foi instaurado em 2013 para “averiguar a postura do município na gestão do trânsito, bem como sua integração ao Sistema Nacional de Trânsito, tendo em vista o grande número de acidentes de trânsito na zona urbana e a parca sinalização de trânsito existente nas ruas e avenidas”, após diversas tentativas de solucionar a questão, recomendações, acordos firmados, compromissos assumidos e não cumpridos pelo poder público".
Conforme o promotor de Justiça Edinaldo dos Santos Coelho, “as fiscalizações constantes e o respeito às normas de trânsito salvam vidas”, não restando “outro caminho que não o ajuizamento desta Ação Civil Pública para a concretização de instrumentos de municipalização do trânsito no município de Querência”.
Com Comunicação MP

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Concessionária é condenada por cobrar conta de luz paga e protestar consumidor
Buenos Aires, entre livros, estádios e memória
Perda de chance de cura: TJ manda indenizar família por erro médico
Expurgos em Pequim
Combate à desinformação e paridade de gênero foram prioridades do TSE
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
População reage e PM prende acusado de tentativa de homicídio
PM derruba rolezinho; operação apreende 30 motocicletas
Operação da PC afasta vereador e servidor suspeitos de fraude
Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal