Da Redação
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou nota de pesar lamentando a morte de Ricardo Iglesias, de 59 anos. Ele era filho de Domingos Iglesias Valerio e Norma Ruth Boehler Iglesias, casal fundador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cuiabá.
Ricardo Iglesias ficou conhecido em Mato Grosos e no Brasil pelo seu trabalho pela inclusão social e pelos direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a nota de pesar, Ricardo veio a óbito na última segunda-feira (24) e foi velado nesta terça-feira (25), na capela Jardins, em Cuiabá.
Confira a nota na íntegra:
“Com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento de Ricardo Iglesias. Que sua contribuição para o respeito as pessoas com Síndrome de Down se perpetue e que sua vida seja exemplo de cidadania e inclusão social. Que as memórias de bons momentos sejam o consolo de familiares e amigos que tanto o amaram”, disse o prefeito de Cuiabá.
Diagnosticado com Síndrome de Down apenas aos 16 meses de vida, Ricardo foi o incentivo para que seus pais fundassem a APAE de Cuiabá e o Movimento Fé e Luz e Catequese Diferencial em Cuiabá (Movimentos de Evangelização Católica para Deficientes Mentais).
Ricardo fez de sua vida um ato político de representatividade, sempre lutando pela cidadania e inclusão social. Foram muitas as contribuições na área da educação especial, em movimentos de defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Mato Grosso e no Brasil, no processo de garantia dos Direitos na Constituição da República Federativa do Brasil, na Constituição de Mato Grosso e na Lei Orgânica do Município de Cuiabá e Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Pessoa Deficiente.
Foi também incentivador da implantação do CAOPE – Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais pela Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso através de sua irmã Norma Cristina Boehler Iglesias Araujo, em 1988.
Por 25 anos participou de eventos científicos como Congressos da Federação Nacional das APAEs, Congresso Odontologia, congressos nacionais e internacionais na área de odontologia para Pacientes com necessidades especiais e as Jornadas Odontológicas de Estudos sobre Pacientes Especiais, idealizadas pelo Prof. Dr. Ruy dos Santos Pinto. Participou da Fundação da AMOPE – Associação Mato-grossense de Odontologia para Pacientes Especiais, em 1998, em Cuiabá e AIOPE - Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais, onde foi homenageado em 2015, em Santiago, no Chile.
O nome Ricardo Iglesias foi indicado para ser o "Prêmio Ricardo Iglesias" instituído em outubro de 2016 em reunião ordinária da AIOPE Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais na cidade de Mendoza – Argentina.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668