Da Redação
A Justiça determinou a suspensão da Lei Municipal 906/2011, que excluiu os cargos de advogado, contador e tesoureiro do quadro de efetivos da Câmara Municipal de Torixoréu.
A decisão - que acolheu pedido liminar efetuado pelo Ministério Público Estadual (MPE), foi proferida pelo Tribunal de Justiça nos autos de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria-Geral de Justiça.
Na ação, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso argumentou que o preenchimento de tais cargos é incompatível com o provimento em comissão. Explica que apesar de suas atribuições serem de assessoramento, as funções podem ser exercitadas independentemente de um excepcional vínculo de confiança com o chefe do Poder Legislativo.
Além disso, reforçou que as constituições Federal e Estadual estipulam que a regra para a investidura em cargo ou emprego público se dá através de concurso público, sendo a exceção o provimento dos cargos em comissão, cuja criação pressupõe vínculo de confiança entre a autoridade nomeante e o servidor nomeado.
Conforme consta na ADI, a Lei Municipal 906/2011, do município de Torixoréu, estabeleceu que os cargos de advogado e contador seriam preenchidos através de contrato de prestação de serviços mediante licitação, e o cargo de tesoureiro de forma comissionada.
“Justamente pelo fato de serem técnicas as atribuições dos cargos em comento é que o interesse público demanda que a sua ocupação seja feita via concurso, ferramenta de que dispõe o Administrador para selecionar, em igualdade de condições, os candidatos mais capacitados para o exercício da função pública, resguardando, assim, os princípios da igualdade, impessoalidade e da moralidade”, destacou o relator do processo, desembargador Rui Ramos Ribeiro.
O relator acrescentou ainda que “o ingresso na carreira da Advocacia Pública da União e dos Estados deve se dar por meio de concurso público, como exigem os artigos 131 e 132 da Carta Política Federal e 111 da Constituição de Mato Grosso, por simetria, os cargos de Advogado da Câmara Municipal igualmente devem ser providos da mesma forma, sendo imprescindível, assim, a realização de concurso público para o preenchimento do dito cargo também por esse motivo".
Com Comunicação MP
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica