Da Redação
A prefeitura de Cuiabá informou há pouco que foram suspensas, neste sábado (20), as internações na Policlínica do Verdão - em razão de a unidade "ter atingido a capacidade máxima de lotação com 40 pacientes com covid-19 internados".
O colapso no sistema de saúde tem sido ponto de alerta de muitos prefeitos em Mato Grosso, leia-se um dos casos em Rondonópolis, onde a taxa de ocupação de UTIs covid ultrapassou os 100%.
O boletim da saúde, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, no final da tarde de hoje, revelou o caos da pandemia, com 71 mortes por covid em 24 horas.
Diante desse cenário, gestores estudam novas medidas - como em Cuiabá e Várzea Grande, que devem ser anunciadas em breve.
O Governo remeteu à Assembleia Legislativa a proposta de antecipar feriados em Mato Grosso - sendo uma medida que só pode resultar em ponto positivo - o de redução dos números no quadro da pandemia - se em conjunto forem respeitadas as regras de prevenção e combate ao coronavírus.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as internações na Policlínica do Verdão estão suspensas, neste sábado (20), devido a unidade ter atingido a capacidade máxima de lotação com 40 pacientes com Covid19 internados.
- No entanto, a Pasta ressalta que na unidade de saúde, continuam sendo feitos os testes rápidos (PCR por Swab) para a Covid, através de pedido médico, bem como os exames de Raio-x, também através de pedido médico.
- Os que necessitam por atendimento mais específicos podem se direcionar às UPA's dos bairros Pascoal Ramos e Morada do Ouro ou para as Policlínicas dos bairros Coxipó, Planalto ou Pedra 90.
- Reforça o esforço da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que no prazo de dez dias reforçou o número de leitos para vítimas da Covid19. O Hospital Municipal São Benedito foi transformado em unidade de referência no atendimento à Covid-19. A unidade de saúde, já disponibilizava para a população 40 leitos de UTI Covid. Com a mudança, o Hospital passou a contar com 60 leitos de UTI e outros 40 leitos de enfermaria, tornando assim, a segunda unidade de saúde referência no atendimento para pacientes com a covid na Capital.
Com a instalação dos novos leitos, a capital passou a ter 155 leitos exclusivos de UTI Covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito. Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá passou a contar também com mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos. O Hospital Municipal São Benedito, passa a contar também com 40 leitos de enfermaria para casos de covid-19, assim como o antigo Pronto Socorro, que possui mais 96 leitos de enfermaria.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada