• Cuiabá, 12 de Setembro - 2025 00:00:00

Após parecer do MPF, STJ dá aval para retorno de conselheiros ao TCE


Da Redação

Após parecer do Ministério Público Federal pela não prorrogação do afastamento de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, decidiu pelo aval ao retorno dos mesmos.

Os conselheiros foram afastados de suas funções em 2017 - em decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, na esteira da delação do ex-governador Silval Barbosa - acusando os conselheiros de recebimento de propina.

De lá para cá, série de recursos foram interpostos na Justiça - visando garantir o retorno dos conselheiros - então afastados, Antônio Joaquim, Valter Albano, Waldir Teis, José Carlos Novelli e Sérgio Ricardo.

Segundo a delação de Silval Barbosa, a suposta propina girava na ordem de R$ 50 milhões - e integra os autos da Operação Ararath. O ex-governador acusou os conselheiros de buscarem propina junto ao Governo para não barrar obras no período sob responsabilidade do Estado - leia-se as previstas na Copa.       

Parecer da subprocuradora - MPF, Lindôra Araújo, também foi considerada vitória dos conselheiros - em recurso de Novelli mas que abriu precedentes para a decisão do ministro do STJ. 

Vale lembrar que Valter Albano já havia garantido - por meio de decisão da Justiça, assegurado o retorno à Corte de Contas em 2020.  

Em tempo, em razão de "outros processos que tramitam na esfera judicial" - o caminho para retorno garantido só estaria assegurado, de fato, apenas Novelli.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: