• Cuiabá, 14 de Setembro - 2025 00:00:00

Secretário admite agravamento do sistema e anuncia abertura de mais UTIs

  • Em Geral
  • 09/02/2021 08:02:15

Da Redação

Diante do quadro que aponta eventual "colapso" do sistema de saúde pública, em relação à pandemia do coronavírus, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentou plano de ação do Governo para minimizar o impacto sobre a segunda onda de covid-19 - e aumento de novos casos em proporção assustadora. 

Assim, o Estado divulgou mapa assinalando que "o Hospital Estadual Santa Casa disponibilizará 10 novos leitos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 em Mato Grosso" - desde ontem (8). O anúncio foi feito pelo secretário Gilberto Figueiredo, em reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT).

Com a ampliação, a unidade hospitalar passará a contar com o total de 30 leitos de UTI e 65 leitos de enfermaria para o atendimento de pacientes com coronavírus.

De acordo com o secretário de Estado, "o Governo de Mato Grosso envida esforços para ampliar a rede assistencial, como forma de garantir o atendimento hospitalar à população mato-grossense".

“Amanhã (hoje) estaremos em Primavera do Leste para inaugurar mais 10 leitos de Terapia Intensiva e estamos trabalhando para abrir, ainda nesta semana, outros 10 leitos de UTI Covid-19 no Hospital Metropolitano. Isso vai compor 30 novos leitos só nesta semana. Também já assinei o contrato para a disponibilização de outros 20 leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa”, declarou Figueiredo.

Interior

O gestor ainda disse que "a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) estuda a ampliação de leitos em Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum".

“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, concluiu.

Na segunda-feira (8), Mato Grosso registrou 74,17% para UTIs adulto - referenciadas para o tratamento da Covid-19. Conforme dados de ontem, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - restavam 89 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com coronavírus, alerta a SES.

 

Com Assessoria

 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: