• Cuiabá, 13 de Setembro - 2025 00:00:00

O câncer de mama não é o fim de tudo, diz mulher que superou doença

  • Em Geral
  • 16/10/2020 09:10:24

Da Assessoria

 

A vida estava indo sob controle até que surgiu a notícia: você está com câncer de mama. Isto não é uma informação que alguém queira receber, mas foi o que a aposentada Sônia Maria Reis, 68, escutou dois anos atrás quando se preparava para realizar uma cirurgia na coluna.

Apesar das adversidades, Sônia se manteve firme após fazer a cirurgia para retirada da mama e continua em tratamento paliativo. Ela se diz otimista com a vida e confiante de que tudo já deu certo. “Eu sou uma pessoa bem tranquila. Quando ouvi do médico que precisava retirar a mama, encarei isso como algo que não seria o fim”, conta a aposentada que mora em Cuiabá.

No tratamento paliativo, que acompanha a quimioterapia que ela ainda precisa realizar toda segunda-feira, ela passa pela terapia alvo molecular a cada 21 dias e uma medicação para as lesões ósseas a cada 28 dias que reduz os riscos relacionados ao comprometimento ósseo pela doença.

Sônia afirma que o segredo para encarar o câncer sem perder a esperança na vida é manter a fé em Deus e contar com o apoio da família. “E é isso que tenho a dizer para todas as mulheres: tenham muito amor e fé no coração, e não achem que o câncer de mama ou qualquer outro seja o final de tudo. Acredite, trate e pense de forma positiva. Também tenha confiança na orientação que os médicos vão te dar”.

Prevenção é o começo de tudo

O diretor-técnico do Hospital São Mateus, Alessandro Henrique Previde Campos, que acompanha o tratamento de Sônia Reis, explica que o principal critério quando o assunto é saúde é a prevenção. “Estamos no mês de outubro, que é dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama, e isso é de suma importância. A realização periódica de exames como a mamografia e ultrassom de mamas podem detectar a presença de lesões iniciais e assim favorecer o diagnóstico precoce e aumentar as taxas de cura”, explica.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca),do Ministério da Saúde, a estimativa é que o câncer de mama atinja 66.280 mil mulheres no Brasil. “Precisamos lembrar que outras doenças também afetam as mulheres, e a prevenção precisa ser, portanto, abrangente e de forma integral. Nossa saúde é o nosso bem mais valioso”.

O amor é rosa

Durante este mês de outubro, o Hospital São Mateus, em Cuiabá realiza a campanha o Amor é Rosa. Para garantir que o maior número possível de mulheres possa cuidar da saúde, o hospital lançou uma promoção especial em parceria com o laboratório Cadim, e oferece o exame de mamografia por apenas R$ 60 durante todo este mês. Mais informações: (65) 3051-2222




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: