Da Assessoria
A devastação provocada pelo incêndio no Pantanal e demais biomas em Mato Grosso colocam em evidência a importância da educação ambiental desde as primeiras fases de aprendizado. Cerca de 20% do território do Pantanal já foi devastado pelo fogo. Mas seria possível evitar que novos episódios catastróficos como o vivenciado este ano possam ser evitados?
Para a psicopedagoga Ivete Barros a resposta é “sim”, e que tudo depende de uma boa educação ambiental a partir da primeira infância, que vai do nascimento aos seis anos de idade. “Quando tratamos sobre educação ambiental com as crianças, promovemos a criação de valores perenes como respeito à natureza, com a fauna e flora, a cidade, nossa casa e os locais que frequentamos”.
Ivete explica que as crianças devem ser educadas para um comportamento pró-ativo. “Isso significa criar habilidades que contribuam para o discernimento de que atitudes ruins para o meio ambiente resultam em coisas ruins para nós, porque todos somos parte de um mesmo organismo vivo chamado planeta Terra”.
Essa forma de educar tem dado resultado e a psicopedagoga conta que já colheu relato de pais que chegaram a ser corrigidos pelo filho porque jogaram lixo pela janela do carro, e tiveram que dar a volta para recolher a embalagem da rua, porque o pequeno começou a chorar em ver a cena e a dizer para o pai que aquilo era errado. “Esse tipo de relato aponta que os valores estão sendo consolidados e uma nova geração mais consciente está sendo formada”.
A frente do Educandário Jardim das Goiabeiras, em Cuiabá, que atende crianças a partir dos quatro meses de idade até ao 3º ano do ensino fundamental, Ivete conta que o espaço possui uma “mini fazendinha”, que contém animais de pequeno porte como coelho e tartaruga, além do cultivo de hortaliças.
O local é utilizado para que os alunos tenham contato pedagógico com o meio ambiente e, dessa forma, aprendam valores como: cuidado, responsabilidade e convívio amigável com os animais e a natureza. “É assim que vamos criar futuros adultos conscientes e com responsabilidade ambiental e social”, defende a especialista.
*Educandário*
O complexo Educandário Jardim das Goiabeiras aplica o Sistema Maxi de Ensino, e possui berçário completo, salas climatizadas, campinho de futebol, pista de educação de trânsito, casa de boneca, refeitório e sala para filme e descanso.
Em seu quadro de colaboradores existem pedagogos especializados em educação infantil, psicologia, nutrição, enfermaria, biologia, professores de língua inglesa, balé, artes e de música, educação física e pilates. Mais informações: (65) 99976-9516.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína