Rubens Carlos de Oliveira Jr.
Temos visto um aumento exponencial de casos de contaminação por coronavírus em nosso estado. Em um mês, houve um crescimento de mais de 9 mil casos e mais de 400 mortes em Mato Grosso. A Unimed Cuiabá, neste período perde 24 vidas para o vírus. Isso tem aumentado a preocupação com um possível colapso do sistema de saúde.
Nesse cenário, somos todos responsáveis por contribuir com a redução do número de casos. Devemos ter responsabilidade e consciência. Uma pessoa que não se preocupa com o próprio cuidado, pois se julga forte e saudável, deve lembrar que pode contaminar outras pessoas. Em alguns casos a pessoa doente apresenta apenas sintomas de uma gripe leve. Outros nem apresentam sintomas. Mas, para alguns, o quadro pode ser grave e até levar à morte, como os mais de 500 mil brasileiros que já morreram devido ao vírus.
O isolamento social ainda é a medida mais efetiva para reduzir a disseminação da doença, já que ainda não dispomos de um tratamento ou medicação específico e 100% eficaz e nem vacina segura. As medidas de prevenção, que estão sendo amplamente divulgadas, devem ser observadas dentro e fora de casa.
Aos que podem, a recomendação é adotar o regime de trabalho home office. Na Unimed Cuiabá atingimos 80 por cento de colaboradores nesta modalidade de trabalho, mantendo a característica de qualidade do atendimento.
Aos que não podem, e precisam sair de casa, é imprescindível a adoção de todas as medidas preventivas possíveis. Mas, em todos os casos, é fundamental ficar em casa o máximo possível, restringindo as saídas às atividades essenciais.
Desde os primeiros dias, a Unimed Cuiabá comprometeu-se com iniciativas para evitar aglomerações e exposição em ambientes hospitalares. O SOS Unimed e o Telemedicina Ambulatorial Unimed Cuiabá são serviços que cumprem estes objetivos.
Portanto, programações que envolvam aglomeração de pessoas devem ser adiadas em nome do bom senso e da responsabilidade coletiva, pois não vale a pena arriscar vidas em um cenário como este.
Nós, da Unimed Cuiabá estamos trabalhando diariamente para garantir a segurança de nossos médicos, colaboradores e beneficiários. Nossa rede credenciada, com 133 clínicas, 21 hospitais e 51 laboratórios é a melhor e está preparada para prestar assistência aos beneficiários Unimed que necessitarem.
Além disso, estamos definindo investimentos novos para este momento, tendo em vista a nossa responsabilidade e compromisso com o cuidado da população de Cuiabá e região, que são nossa marca registrada. Vamos permanecer com este foco até realmente tudo isso passar.
Mas sempre vale a pena reforçar: a prevenção ainda é a nossa maior arma contra o coronavírus. A responsabilidade é de todos nós contra um inimigo comum que casa a morte, indistintamente.
Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr. é Diretor-presidente da Unimed Cuiabá.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro