Rodrigo Furlanetti
Foi efetuada a violação ao princípio da igualdade ao efetuar a distinção dos regimes tributários.
No dia 18 de de março de 2020 foi publicado oficialmente a autorização para as empresas optantes do simples nacional postergarem o pagamentos dos impostos conforme RESOLUÇÃO Cgsn:152/2020.
A medida foi adotada pelo Excelentíssimo Presidente da República a fim de minimizar os impactos provocados da crise mundial do Coronavírus.
Em que pese o respeito devido e merecido por tal decisão, tal benefício também, deverá ser (extendido) aos empresários que estão no regime do lucro real e presumido.
Vejamos o que dispõe o art. 5 da nossa Carta Maior:
Art. 5º, Caput, CF–“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;”
Cumpre salientar que, foi efetuada a violação ao princípio da igualdade ao efetuar a distinção dos regimes tributários , (cláusula pétrea) da nossa CF.
De mais a mais, os empresários que são optantes dos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido, também estão sofrendo as consequências da Pandemia Mundial do CoronaVírus, não sendo medida proporcional (art.37 CF) efetuar a distinção de tais empresas.
A República Federativa do Brasil é um país democrático que opera em vários níveis, federal, estadual e municipal. Assim também os regimes do simples nacional, lucro real e lucro presumido.
Ou seja, é como se o Chefe de Estado estivesse beneficiando um estado da federação em detrimento de outro, fato este, inadmissível em nosso ordenamento jurídico.
Com essas considerações, opino para que o Chefe da República faça extensão dos efeitos deste decreto aos optantes do regime de lucro real e lucro presumido.
Rodrigo Furlanetti é Consultor Tributário (Ênfase em Execução Fiscal e Planejamento Tributário).
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio