Da Assessoria
A prefeita Rosana Martinelli (PL) anunciou na tarde desta terça-feira, 17, durante entrevista coletiva, um conjunto de medidas visando o enfrentamento do Covid-19 e sua proliferação em Sinop. Todas as decisões ocorrem em âmbito preventivo, uma vez que a cidade não registra notificações para a doença, mas, atenta ao cenário atual, implementa suas estratégias com foco na preservação da vida.
"Não é momento de pânico e estamos trabalhando, prioritariamente, com a prevenção. Enquanto município, estamos nos preparando para receber e atender, quando necessário, os casos confirmados e que venham a ocorrer. Estamos acompanhando todo o cenário do coronavírus no país e aqui em Mato Grosso. Decidimos, de forma conjunta, adotar essas medidas com foco, especialmente, na prevenção, que é uma maneira efetiva de enfrentar o problema. O porquê destas decisões é exatamente em demonstrar para a população que o município está atento à questão, mas pedimos, encarecidamente, que a comunidade também se conscientize de seu papel e nos ajude", destacou Rosana Martinelli.
As medidas foram comunicadas um dia após Sinop constituir seu Gabinete de Situação para monitoramento e adoção de medidas emergenciais em saúde pública decorrente do Covid-19 - coronavírus -. O Grupo de Trabalho é composto pelas várias secretarias municipais. Algumas das diretrizes locais convergem com o também decreto estadual 407, expedido pelo Estado de Mato Grosso.
O objetivo principal, como enfatiza Kristian Barros, secretário municipal de Saúde, é proporcionar ao cidadão informações precisas, que confrontem as fakenews e esclareçam ao cidadão quais as frentes adotadas pela Prefeitura. “Não existe, neste momento, uma situação na qual a população entre em pânico, pois todas as medidas adotadas em nível município é para amenizar os possíveis impactos que se venham a ter”, destacou.
Participaram da entrevista coletiva representantes do governo municipal em diferentes áreas (Educação, Finanças, Procuradoria, Saúde) e diretores do Hospital Regional de Sinop.
À lista das ações constam com o foco de proteção estão:
EDUCAÇÃO/ESPORTE/CULTURA
- Seguindo o decreto estadual, a Rede Municipal antecipa o recesso escolar discente e docente para o período de 23 de março a 05 de abril; apenas a Secretaria Municipal de Educação funcionará;
- Suspensão de atividades realizadas em projetos de iniciação esportiva no município (escolinhas) e projetos diversos nessa área;
- Suspensão de campeonatos com aglomeração de público, a exemplo das copas de futsal já em andamento São Cristóvão, Boa Esperança, Primaveras e Pasinha Feminina;
- Suspensão de viagens de atletas para competições fora da cidade de Sinop por 30 dias;
- Suspensão das aulas em projetos culturais ministrados pela Escola Municipal de Artes, no intervalo previamente definido.
SAÚDE
- Instituição de um canal oficial para tirar dúvidas e analisar suspeitas sobre a doença. Se apresentar tosse, febre e dificuldades para respirar o cidadão pode ligar para o número 66 99995-1782. Essa é a central segura para informações sobre COVID-19;
- Criação de Posto de Coleta para atendimento de pacientes com suspeita;
- Capacitação dos servidores da saúde para atuar em situações de natureza Covid-19;
- Suspensão de viagens de servidores públicos para cursos de capacitação/qualificação fora do município.
ECONOMIA
- Suspensão de licença pelos próximos 30 dias para eventos que registrem aglomeração de pessoas em local aberto e fechado.
PROCON
- Atuação do Procon no que se refere a possíveis cobranças abusivas de produtos.
CENTROS DE CONVIVÊNCIA
- suspensão das atividades nos centros de convivência, como Clube dos Idosos, de eventos que registrem aglomeração.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro