Rose Domingues Reis - Da Assessoria
Fazer o ensino médio em outro país é um desafio, mas também o sonho de muitos adolescentes brasileiros. A adolescente Maria Eduarda Leão Gomes, de 16 anos, embarca em agosto para uma aventura de seis meses em Boston, na Cats Academy, o que significa um passaporte para grandes universidades no mundo, entre elas a Harvard.
Ela explica que está mais inclinada a escolher algo relacionado a artes, como fotografia, pintura ou mesmo política. "Acho muito interessante o formato da grade de estudos nos Estados Unidos que oferece essa liberdade para que conheçamos nossos talentos e possamos aprender coisas diferentes e até desprezadas no Brasil, como artes".
Mesmo tendo uma boa fluência em inglês, a jovem acredita que será um desafio estar imersa em uma nova cultura, uma nova língua, vivendo sozinha, longe dos pais, dos amigos e sendo obrigada a sair da zona de conforto.
"Imagino que seja uma experiência muito importante para o autoconhecimento! Com certeza voltarei muito diferente, mais madura em todos os sentidos, dá um pouco de medo, mas sei que estou me cercando de cuidados para viver uma boa experiência, me preparando para isso".
Ela irá morar na escola, que é do estilo Boarding School, e pela idade ela irá morar sozinha em uma suíte individual, com colegas da mesma classe no mesmo corredor, onde compartilham uma cozinha e um lounge. Essa modalidade visa facilitar a ambientação, pois permite compartilhar a experiência. "Sinto frio na barriga de pensar, mas agradeço muito aos meus pais por me proporcionarem esta viagem que marcará a minha vida".
A diretora da Experimento Intercâmbio, Magali Oliveira, organizadora do programa de high school em Mato Grosso, conta que fez visita a escolas americanas de Boston, entre elas a Cats Academy, para avaliar o currículo voltado aos alunos do 9º do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e ficou encantada com tudo que viu.
"Boston é uma cidade americana ideal para alunos ambiciosos que desejem frequentar no futuro uma das universidades top de linha dos Estados Unidos, pois é onde ficam Harvard, o MIT e a Boston University, e onde não falta cultura, história e oportunidades".
Além disso, a cidade fica próxima a outros polos acadêmicos e grandes cidades. A Cats Academy é uma escola internacional com 50 nacionalidades diferentes, foco em colocação universitária internacional, possui um sistema de acomodação boarding (aluno mora na escola), onde são oferecidos refeições, seguro e passeios.
O número de estudantes que, como a Maria Eduarda, vem buscando experiências internacionais vem aumentando. Em universidades americanas, somavam mais de 16 mil no período letivo de 2018/19. A maior parte (7,7 mil) fazia graduação; outros 4,7 mil cursavam mestrado ou doutorado.
Padrão americano
O campus do colégio tem 8 hectares, fica a 16 km de Boston e é para muitos alunos um verdadeiro lar, com instalações modernas, jardins e tecnologia de ponta, estimulando que sejam cidadãos globais e futuros acadêmicos.
Conta com 43 salas de aula, diversos laboratórios de línguas, um laboratório de business e 9 laboratórios de ciências. Para aqueles com uma inclinação artística, há salas de música, estúdios de arte, um laboratório de moda e um teatro estilo "Black-Box". Isso tudo além das instalações comuns de aprendizagem, dormitórios e áreas de convívio social.
A escola investiu cerca de um milhão de dólares na segurança e conforto dos alunos e incentiva e já inclui no valor da matricula a participação em excursões de fim de semana a museus locais e a cidades históricas próximas, atividades como esqui, visitas a parques temáticos e corridas de kart.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração
PF: operação desmantela tráfico de entorpecentes em MT
Estatuto do Pantanal: o que muda para o produtor rural com a nova legislação
O combate começa pela prevenção
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito