• Cuiabá, 10 de Setembro - 2025 00:00:00

A Educação Especial e Inclusiva

  • Em Geral
  • 03/02/2020 15:02:34

Da Assessoria

Recentes estudos, divulgados pelo Instituto Jô Clemente (antiga APAE-SP) comprovaram os benefícios da educação inclusiva. Foram 10 anos de pesquisas que atestaram que os alunos com deficiência incluídos na escola regular apresentaram ganhos de identidade, autonomia, comunicação, linguagem, expressão, relacionamento interpessoal e aprendizagem. O levantamento vai de encontro a um fato cada vez mais comum: o aumento de alunos com alguma deficiência na rede regular de ensino. Embora longe do ideal, essa nova realidade começou a mudar após a obrigatoriedade da presença de Cuidadores nas escolas, já que através do auxílio oferecido pelo profissional de apoio, os estudantes têm condições de frequentar a escola comum.

A Legislação brasileira diz que é dever do Estado e das Prefeituras oferecer atendimento educacional especializado às Pessoas com Deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, conforme consta no artigo 208, capítulo III da Constituição. Além disso, a Lei Federal 9.394 fala especificamente sobre a obrigatoriedade de profissionais de auxílio e apoio ao aluno com deficiência, em ambiente escolar, e de forma gratuita.

Embora a função de Cuidador ainda não seja regulamentada por lei como profissão, o cargo exige especialização daqueles que exercem a atividade. Entidade reconhecida na área de inclusão, através de parcerias firmadas com empresas terceirizadas do setor, a InteirAção já capacitou milhares de profissionais em cuidadoria, nos estados de São Paulo, Espírito Santo e também no Mato Grosso. Durante o treinamento, os Cuidadores capacitados aprendem noções básicas de higiene, alimentação, locomoção, e recebem orientações de como lidar com as principais deficiências. Além disso, através de parcerias firmadas com diversas entidades como o Corpo de Bombeiros, a capacitação oferece palestras de Primeiros Socorros, e ainda específicas de algumas deficiências com grande incidência no meio escolar, com o autismo.

No rígido processo de seleção e treinamento realizado pela InteirAção, a busca pelo perfil do Cuidador prevê uma série de atribuições que vão contribuir para que a inclusão do aluno com deficiência seja realizada da melhor forma possível. Alguns dos critérios estabelecidos buscam pessoas que tenham boa comunicação e senso de emergência, tenha capacidade de adaptação e percepção, possua agilidade e dedicação nos atendimentos com crianças e adolescentes, seja proativo e tenha iniciativa na resolução de conflitos, saiba comunicar-se com clareza, seja resiliente, flexível e tenha um bom relacionamento interpessoal e, principalmente empatia.

 “Mais do que vocação, o trabalho exige muita dedicação, e cada profissional é escolhido seguindo o perfil do aluno. Nossa função é treinar e capacitar, além de realizar o acompanhamento do trabalho do cuidador, certificando que tudo está correndo da melhor forma possível”, releva Rosecler Viana, enfermeira responsável pela Capacitação da InteirAção.

Inteligente e interativo, o aluno Carlos, da Escola Gabriel Ortiz, em São Paulo, se diz tranquilo por saber que conta com o apoio da Cuidadora sempre que precisa. “Saber que tenho a Regina para me auxiliar me deixa muito mais seguro. Gosto muito de chegar na escola e ver que ela está lá, e que estará sempre por perto para saber se preciso de algo. Ela me ajuda quando preciso trocar de sala, ir ao refeitório, ao banheiro, beber água, fica perto o tempo todo”, relatou.

Através da inclusão escolar, os alunos assistidos têm a possibilidade de desenvolver de maneira mais efetiva sua autonomia. São inúmeras as histórias que demonstram que a interação entre alunos com deficiência e demais alunos abre caminho para grandes descobertas, que contribuem para o desenvolvimento da tolerância, respeito, além do combate aos preconceitos.

A criança com deficiência tem no ambiente escolar sua primeira forma de socialização, sendo que a convivência com demais alunos, docentes, e o próprio cuidador traz diversos benefícios para todos os envolvidos, inclusive para os familiares. A troca de experiências e convivência com as diferenças são ferramentas poderosas na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Mãe da jovem Larissa, de 17 anos, e diagnosticada com o transtorno do espectro Autista, Silvia Chacon acredita que a inclusão escolar só acontece quando há a presença do Cuidador nas instituições de Ensino. “Hoje a Larissa vai para escola com muito mais segurança, antes de ter o apoio ela se sentia muito sozinha, não interagia com os outros alunos, agora isso mudou. Vejo que os alunos com deficiência se sentem seguros e acolhidos, e isso proporciona um maior convívio escolar, eles se sentem realmente incluídos”, assegura.

Para que o profissional de apoio escolar possa estar inteiramente preparado para lidar com a realidade do aluno com deficiência, além da capacitação presencial que inclui conteúdo teórico, o desenvolvimento do trabalho deve ser acompanhado de perto por um Supervisor técnico em enfermagem. Assim, os responsáveis têm a tranquilidade de saber que os alunos estão bem cuidados e recebendo os melhores estímulos para o desenvolvimento dentro e fora das escolas.

Ao longo do trabalho desenvolvido nos últimos anos pela InteirAção, é possível afirmar que as mínimas conquistas obtidas por crianças com algum tipo de deficiência são motivos para comemoração. Muitas vezes, um simples pegar no lápis demonstra uma grande evolução. Através do depoimento de Cuidadores há histórias de crianças que deixaram de usar fraldas, trocaram a cadeira de rodas por muletas, passaram a interagir mais com outras pessoas, e até mesmo conversar, vitórias que ultrapassam os muros das escolas e eles levam para toda a vida.

Sobre a InteirAção

www.inteiracao.com.br

www.facebook.com/inteiracao

 

A InteirAção surgiu a partir da iniciativa de empresas especializadas em cuidadoria, voluntários, familiares de pessoas com deficiência e profissionais da área de saúde e educação, com a missão de contribuir para inclusão e convivência harmoniosa da diversidade humana, prestando relevantes serviços à sociedade.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: