Da Redação
A prefeitura informou hoje (27) que "retomou a coleta de lixo no Rio Cuiabá". A atividade estava suspensa desde setembro, quando o motor da Balsa Ecológica foi furtado. A gestão destaca que "nesta semana, a Locar Gestão de Resíduos, responsável pela execução do serviço, finalizou a aquisição e instalação do novo motor. Conforme o plano de atuação, o trabalho volta a ser realizado de segunda a sábado com uma equipe formada por um operador e dois ajudantes".
Pontua que "a Balsa Ecológica faz parte do novo contrato de prestação de serviço assinado entre o município e a empresa, em dezembro de 2018. O equipamento possui 7,20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores".
“A balsa é uma ação concreta da prefeitura, que visa preservar nosso Rio Cuiabá e também evitar que os resíduos produzidos pela população cheguem ao Pantanal. Diariamente, ela percorre cerca de cinco quilômetros, em um trecho que vai da Ponte Nova até a comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Além disso, exerce um papel educativo, pois estamos sempre fazendo mutirões às margens do rio e contando com a participação do cidadão”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Ressalta ainda que "o serviço de coleta fluvial foi uma das exigências feitas no edital de concorrência pública que estabeleceu a Locar como vencedora. Junto com a balsa, foi determinada a renovação da frota de caminhões e a instalação de lixeiras subterrâneas em pontos estratégicos da cidade. Todos os custos com a aquisição e manutenção dos equipamentos ficaram a cargo da empresa, cabendo à Prefeitura o pagamento pela quantidade de lixo coletada mensalmente".
O Caso
Por fim, a prefeitura acentua que "o furto aconteceu na madrugada do dia 19 de setembro, nas proximidades do Cais do Porto, local onde o barco fica ancorado. A empresa registrou o Boletim de Ocorrência (B.O), mas o equipamento não foi recuperado. O motor furtado era da marca Yamaha, do tipo 15hp/4 tempos. O aparelho, além de parafusado na balsa, era protegido por uma grade com cadeados, que foi totalmente rompida durante a ação".
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro