Da Redação
A eleição da nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado, na manhã desta terça-feira (5), confirmou o conselheiro Guilherme Maluf na presidência da Corte de Contas no biênio 2020/2021. Gonçalo Domingos de Campos Neto, até então no comando do órgão, passa à vice-presidência e a corregedoria-geral ficará sob responsabilidade do conselheiro interino, Moisés Maciel.
A eleição de Maluf, por unanimidade, já era esperada considerando as articulações para seu comando, além de “impedimentos” pontuados em matéria proposta na Assembleia Legislativa. Em setembro, deputados aprovaram em primeira votação, PEC prevendo “veto” à possibilidade de conselheiros interinos ocuparem posição na Mesa Diretora do TCE.
Ex-deputado estadual, Maluf tomou posse no TCE após “batalha” travada na Justiça, em ações do Ministério Público que visavam impedir sua indicação pela AL e assumir cadeira no órgão.
No TCE, ocorre uma batalha interna velada entre conselheiros titulares e interinos, evidenciada após o afastamento de cinco conselheiros, em setembro de 2017, determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na esteira da delação do ex-governador Silval Barbosa. Foram afastados no período os conselheiros Antônio Joaquim, Valter Albado, Waldir Teis, Sérgio Ricardo e José Carlos Novelli.
Desde então, eles tentam retornar ao cargo em recursos que tramitam na Justiça, com várias negativas já pontuadas.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade