• Cuiabá, 17 de Setembro - 2025 00:00:00

Enem faz movimentos sociais adiarem manifestação a favor da prisão em 2ª instância


Por Victor Farias - CONGRESSO EM FOCO

Após críticas de estudantes que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, movimentos sociais adiaram para 9 de novembro as manifestações que estão planejando a favor da prisão em segunda instância.

A mobilização contrária à realização das manifestações no dia do Enem contou até com o apoio do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que agradeceu no Twitter pela mudança na data.

Abraham Weintraub?@AbrahamWeint

Obrigado ao Movimento Avança Brasil pela decisão de mudar a data das manifestações. Agradeço aos líderes em nome do MEC pela empatia com os 5 milhões de brasileiros que farão o ENEM. https://twitter.com/MAvancaBrasil_/status/1188193420856176640 …

MOVIMENTO AVANÇA BRASIL

Respondendo a @MAvancaBrasil_

 

Ver imagem no Twitter

12,5 mil

17:52 - 26 de out de 2019

Informações e privacidade no Twitter Ads

3.569 pessoas estão falando sobre isso

 

Anualmente, o Enem mobiliza milhões de estudantes em todo o país, que tem que se deslocar com antecedência aos locais de provas para não perder a avaliação. Neste ano, 5.095.308 alunos se inscreveram na prova.

Julgamento do STF

As manifestações programadas para novembro buscam pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), que deve terminar o julgamento de três ações sobre prisão em segunda instância no começo do mês. Com o voto da ministra Rosa Weber, a expectativa é de que haja uma mudança no entendimento da Corte sobre o tema, em favor da tese que quer o cumprimento de pena somente após o trânsito em julgado dos processos.

A mudança no entendimento pode beneficiar 4.895 presos, entre eles o ex-presidente Lula.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: