Da Redação
Tramita na Câmara de Cuiabá a mensagem encaminhada pela prefeitura, com o respectivo Projeto de Lei, que solicita autorização à contratação de uma operação de crédito, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da ordem de R$ 100 milhões.
O Executivo municipal ressalta que "o texto, a ser apreciado pelo parlamento, busca garantir a chegada de R$ 100 milhões ao município, por meio do programa BNDES FINEM – Financiamento de Projetos de Investimento".
O recurso, conforme explica a mensagem, será destinado exclusivamente para obras de melhoria viária ao longo da Capital. Segundo o planejamento do Executivo, a contratação do crédito possibilitará a execução de mais de 55 quilômetros de pavimentação, atendendo à demanda de pelo menos 19 bairros. Também estão previstas edificações de infraestrutura complementares como o sistema de drenagem pluvial e calçadas.
O texto destaca ainda que a solução de crédito permitirá a ampliação da capacidade de investimento da administração, contribuindo para atender à crescente demanda da sociedade. Dessa forma, o objetivo do Município é fazer com que o conjunto de obras promova consideravelmente a melhoria na mobilidade urbana e acessibilidade ao cidadão.
“É um novo investimento que estamos buscando, para ampliar o nosso atendimento com obras de asfaltamento. A possibilidade desse recurso nos foi apresentada e, após uma série de análises, entendemos que temos as condições necessárias para trazê-lo para Cuiabá. Isso é fruto de um trabalho responsável que temos feito no âmbito das contas públicas, o que nos permite ter um equilíbrio fiscal e abrir portas como essa junto ao BNDES”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
A gestão pontua que "os 19 bairros, ainda a serem definidos, deverão estar localizados na região periférica de Cuiabá e serão inclusos no Minha Rua Asfaltada. O programa, implantado em ainda em 2017, já se consolidou como uma das maiores ações de infraestrutura existentes na Capital. Neste ano, chegou a 47 bairros beneficiado e mais de 200 quilômetros de malha viária alcançada, levando em consideração as obras finalizadas, em execução e também aquelas que, neste momento, passam pelo processo de licitação".
De acordo com levantamento da Secretaria de Obras Públicas, pasta responsável por coordenar o programa, são nove comunidades da região Norte, 18 da Sul, 12 da Leste e oito da Oeste. “O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu essa missão de levar esse benefício para a maior quantidade de bairros possível. Em todas as regiões da cidade estamos com obras em andamento, outras já prontas, e vamos alcançar novas comunidades”, pontua o secretário Vanderlúcio Rodrigues.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz para 4,02% projeção de inflação para 2026
Segurança aponta aumento de quase 50% nas apreensões de drogas
A inteligência de ser multicor!
Juros altos travam crédito para 80% das indústrias, revela pesquisa
Cortes orçamentários ao ensino e pesquisa públicos em 2026
A nova corrida pela eficiência: por que a gestão de processos volta ao centro da estratégia
TJ manda instituição financeira quitar débitos de veículo
Estado: Hospital Central começa a atender pacientes nesta 2ª feira
Prazo para regularização eleitoral se encerra em 6 de maio
Polícia Civil reforça combate às facções criminosas no Estado