• Cuiabá, 10 de Setembro - 2025 00:00:00

Judiciário Estadual apoia a luta contra o câncer de mama


Assessoria - TJ

Outubro chegou e trouxe a campanha que marca a luta pela conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa. Como ocorre todo ano, desde o primeiro dia do mês, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está mobilizado em apoio à campanha nacional. Assim, desde essa terça-feira (1º), várias ações já marcam o posicionamento da Instituição.

Dentre as quais, destacam-se as mídias sociais (@tjmtoficial) que estão todas coloridas com a cor da campanha. O YouTube, Twitter, Instagram, Facebook e Flickr do Poder Judiciário também vão lembrar aos seguidores, durante todo o mês, a importância da luta contra a doença tendo em vista que esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo.

Para chamar a atenção do público externo e destacar o apoio à causa, a sede do TJMT também já foi iluminada de rosa e assim permanecerá durante todo o mês. Segundo a enfermeira responsável pela divulgação da campanha no TJMT neste ano, Allessandra Medina, essa mobilização é necessária tendo em vista que a detecção precoce pode mudar a vida das pessoas acometidas por essa patologia.

“O que pretendemos com a campanha é chamar a atenção do público externo e interno para a necessidade dos cuidados porque sabemos que é possível minimizar os efeitos da doença e até evitar a morte”, ressalta. Dentre uma das formas de verificação está o autoexame que pode ser realizado em casa pela apalpação das mamas.

Para marcar o mês, a enfermeira também convidou os servidores de todas as Comarcas para usarem a cor rosa no dia 10 de outubro durante o horário de expediente, das 12 às 19h.

Dados

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos da doença em mulheres anualmente. Nos homens, a mesma enfermidade representa menos de 1% do total de casos da doença. O Ministério revela ainda que a maioria dos casos de câncer de mama tem bom prognóstico.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: