Ministério Público Estadual (MPE) informa que "termina no dia 15 de julho o prazo para o eleitor regularizar situação junto à Justiça Eleitoral para participar da eleição que vai escolher os novos conselheiros tutelares".
A Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Cuiabá teme o esvaziamento da eleição já que, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aproximadamente 140 mil eleitores da Baixada Cuiabana ainda estão irregulares. A eleição para conselheiros tutelares ocorrerá no dia 6 de outubro.
São considerados eleitores em situação irregular aqueles que tiveram o título suspenso ou cancelado, seja porque não votaram nem justificaram a ausência nos três últimos turnos ou porque não efetuaram o cadastro biométrico nos municípios onde já houve o processo de revisão do eleitorado.
O processo para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares é de responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, fiscalizado pelo Ministério Público, nos termos do artigo 139 da Lei nº 8.069/1990 (ECA). A eleição deve ser unificada em todo o território nacional, a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial, observando o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Resolução nº 170/2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
Conforme estabelecido na Resolução nº 2239/2019, compete ao TRE-MT a parametrização das eleições dos membros dos Conselhos Tutelares no sistema Gerenciador de Dados, aplicativos e interface com a urna eletrônica, além da preparação das urnas eletrônicas com os dados fornecidos pelas Comissões Eleitorais (candidatos).
A Justiça Eleitoral fará a disponibilização de treinamento à distância, via internet, para os mesários que atuarão nas mesas receptoras de votos, no caso de eleição eletrônica. O Tribunal ainda prestará apoio técnico ao pessoal alocado pelos Conselhos Tutelares como suporte às urnas eletrônicas.
MAIS PRAZO
Termina nesta sexta-feira (05) o prazo para pedidos de empréstimos de urnas, eletrônicas ou de lona, para a realização das eleições dos conselheiros tutelares que ocorrerão em todo o Estado no dia 06 de outubro. Os pedidos devem ser dirigidos às zonas eleitorais de cada município, conforme estabelece a Resolução nº 2239/2019 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
Junto com o pedido deverão constar a estimativa do quantitativo de urnas e de locais de votação e a quantidade de candidatos para os quais cada eleitor poderá votar, conforme a legislação de cada município. Cada Zona Eleitoral será responsável pelo recebimento dos pedidos dos municípios pertencentes à sua circunscrição eleitoral.
Informações do MP

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro