Da Redação
Ao assumir a presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na segunda-feira (29), o prefeito de Marcelândia, Arnóbio Vieira de Andrade, avisou que buscará alinhamento com o Governo e Assembleia Legislativa para tentar minimizar os impactos aos cofres municipais de repasses atrasados - principalmente sobre a área da Saúde em pendências da gestão Pedro Taques.
Os débitos do Governo estadual com as prefeituras, conforme o levantamento da AMM, aponta que o valor da diferença do Fethab é de R$ 24 milhões, referente aos anos de 2016 e 2017. Já a dívida na área da Saúde soma R$ 210 milhões com a atenção básica, alta e média complexidade, referente aos anos de 2016, 2017 e 2018. O governador fez o repasse apenas de 2019 até o mês do março, pontua a entidade. Em relação ao transporte escolar, foi paga a segunda parcela que estava pendente.
Arnóbio Vieira de Andrade responderá pela instituição até 20 de maio, durante o período de férias do presidente Neurilan Fraga. Ele é o primeiro vice-presidente na diretoria que foi eleita para o biênio 2019/2020. À frente da instituição, Arnóbio adiantou que pretende visitar os poderes Legislativo e Executivo para dar sequência às solicitações encaminhadas pela AMM.
O presidente em exercício considerou que marcará uma reunião no Governo do Estado, com o Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para falar sobre as questões inerentes aos municípios, tais como os repasses atrasados da Saúde, Transporte Escolar e os valore de diferença do Fethab. “Vamos dialogar com o governador Mauro Mendes, em clima de paz, e apresentar as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais”, disse ele.
Outra medida anunciada pelo presidente em exercício será um encontro em Cuiabá, no dia 16 de maio, entre o presidente da Confederação Nacional dos Municípios-CNM, Glademir Aroldi, e prefeitos de todas as regiões estado.
Com Agência de Notícias da AMM

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Na mira: PM barra tentativa de furto em agência bancária
Órfãos do Feminicídio: a necessidade do Estatuto da Vítima no Brasil e de acolhimento às famílias enlutadas
Avô é condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável
Lei Magnitsky, anistia e o custo internacional das crises institucionais
TJ mantém fornecimento de fórmula especial a bebê
Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026
PC deflagra operação em Porto Esperidião e Glória D’Oeste
Wellington destaca sanção de lei sobre Justiça do Trabalho
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo