Da Redação
Deputado Elizeu Nascimento (DC) apresentou, na sessão da quinta-feira (21), um projeto de emenda constitucional (PEC) que acrescenta o pagamento de subsídios, salários, férias, décimos terceiros, remunerações ou outro vencimento percebido pelo servidor público no rol de prioridades do governo.
Pontuou que "nos últimos meses, tem-se observado a polêmica dos servidores públicos estaduais quanto ao não recebimento da revisão geral anual (RGA), pertinente ao exercício financeiro de 2018, bem como atrasos salariais".
O objetivo do PEC apresentado pelo parlamentar é que o pagamento de subsídios, salários, férias, décimos terceiros, remunerações ou outro vencimento percebido pelo servidor público tenha prioridade e preferência de ordem sobre qualquer espécie de gastos financeiros do estado de Mato Grosso, com exceção das áreas de saúde, educação e segurança pública por fazer parte da assistência básica.
A emenda constitucional dispõe que caso o governo desobedeça à norma, poderá responder por crime de responsabilidade e improbidade administrativa, ou seja, salvo as áreas acima mencionadas, os servidores obrigatoriamente terão sua prioridade de pagamento garantida.
Diante da crise financeira que assola diversos estados brasileiros, o deputado Elizeu posiciona-se contrariamente ao parcelamento e atrasos que acorreram nos meses anteriores em Mato Grosso. O parlamentar argumenta que o salário tem natureza alimentar e não pode ser parcelado ou retido.
“O principal objetivo do projeto de emenda seria de uma vez por todas acabar com o atraso e o parcelamento no pagamento dos salários, do 13° e qualquer outro subsídio recebido pelos servidores públicos, tendo em vista que eles têm seus compromissos financeiros. Tudo isso sem afetar as áreas essenciais de educação, saúde e segurança pública”, declarou Nascimento.
Com Assessoria AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado