Da Redação - FocoCidade
Na lista das instituições que podem fechar as portas na esteira da crise financeira, o Hospital Nossa Senhora Santana, em Nortelândia, pediu socorro junto à Assembleia Legislativa. O déficit soma aproximadamente R$ 500 mil.
Assim, visando evitar o caos na área da saúde na região, vereadores e a presidente da ONG Amor à Vida, Anita Peron, que gerencia a unidade, recorreram à AL nesta terça-feira (12), para solicitar o intermédio do presidente, deputado Eduardo Botelho (DEM), junto ao governo do estado.
Durante a reunião na Presidência, que contou também com a presença da deputada Janaína Riva (MDB), Peron explicou que não há mais condições de continuar os atendimentos sem os repasses do governo, que já acumula oito meses, impedindo o pagamento de fornecedores e de funcionários, além de enfrentarem a falta de insumos.
Segundo a gestora, o pagamento de pelo menos três parcelas atrasadas já aliviaria o caixa do hospital, que oferece especialidades como ginecologia e obstetrícia, pequenos procedimentos cirúrgicos e clínico geral, para os mais de 20 mil habitantes da região.
O presidente Botelho solicitou uma agenda com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, para resolver o impasse e garantir a continuidade do atendimento à população. Conforme as lideranças, houve repasse em maio de 2018. E outro após nove meses, realizado na semana passada.
“Estamos aqui pedindo, implorando mesmo para que esses repasses sejam feitos com urgência para que possamos continuar atendendo a população. Sabemos que se o hospital fechar, muita gente vai morrer na estrada, pois, dependendo da gravidade, o primeiro socorro que o paciente recebe em nosso hospital é fundamental antes da transferência para outra unidade maior”, disse, Anita Peron. A folha salarial de funcionários foi paga com a ajuda da Prefeitura de Nortelândia. Médicos e fornecedores de medicamentos ainda não receberam.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Nortelândia, vereador Mariano Gomes, alertou sobre o grande prejuízo que o possível fechamento irá acarretar. “O nosso hospital faz um belo trabalho à população. Vamos buscar ajuda para conseguir os recursos necessários para manter o hospital aberto atendendo a grande demanda”, afirmou o vereador.
Também participaram os vereadores Andrey Oliveira, Josimar Kestrin, Maria aparecida Oliveira, Benedito Antônio, Flávio Vinicius e o chefe do Detran de Nortelândia, Jocélio Pereira.
Com Assessoria AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT