Da Redação - FocoCidade
O Partido da República (PR), Democratas (DEM) e Partido Social Cristão (PSC), firmaram acordo para a criação do Bloco Parlamentar Vanguarda, que terá a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O senador Wellington Fagundes (PR-MT) foi indicado para ocupar o cargo de líder. O entendimento foi feito na terça-feira, 5 e conta ainda com integração do senador Jayme Campos (DEM).
Além de Fagundes e Alcolumbre, também participam do bloco os senadores Chico Rodrigues (RR), Marcos Rogério (RO), Maria do Carmo Alves (SE), Rodrigo Pacheco (MG), todos do DEM; Jorginho Mello (PR-SC) e Zequinha Marinho (PSC-PA).
“Firmamos o compromisso de trabalharmos articulados na análise de projetos e Medidas Provisórias, com reuniões permanentes. Faremos jus ao nome do bloco, procurando estar na dianteira dos movimentos no Senado e também das atividades no Congresso Nacional” – disse o senador republicano, através de suas redes sociais.
Fagundes agradeceu a confiança dos líderes do DEM, senador Rodrigo Pacheco, e também do PSC, Zequinha Marinho, além do próprio líder do PR, Jorginho Mello. Segundo ele, a condução é fruto de um trabalho desenvolvido quando ocupou a liderança do Bloco Moderador. Também fez menção ao senador Jayme Campos (MT), que, segundo ele, prestou apoio e será fundamental na condução dos trabalhos que estão pautados.
No Senado, os partidos com representação se agrupam em blocos com a finalidade, entre outras, de influenciar na composição das comissões permanentes do Senado, obedecendo o critério da proporcionalidade. A ação consiste na união de dois ou mais partidos e equivale a um só comando, como se fosse um único partido. Independente de orientação das bancadas partidárias, os blocos também apresentam encaminhamentos de votação.
As Comissões são divididas com os seguintes temas: Assuntos Econômicos; Assuntos Sociais; Constituição, Justiça e Cidadania; Educação, Cultura e Esporte; Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor; Direitos Humanos e Legislação Participativa; Relações Exteriores e Defesa Nacional; Serviços de Infraestrutura; Desenvolvimento Regional e Turismo; Agricultura e Reforma Agrária; Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática; Senado do Futuro e Meio Ambiente.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína