Da Redação - FocoCidade
O Partido da República (PR), Democratas (DEM) e Partido Social Cristão (PSC), firmaram acordo para a criação do Bloco Parlamentar Vanguarda, que terá a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O senador Wellington Fagundes (PR-MT) foi indicado para ocupar o cargo de líder. O entendimento foi feito na terça-feira, 5 e conta ainda com integração do senador Jayme Campos (DEM).
Além de Fagundes e Alcolumbre, também participam do bloco os senadores Chico Rodrigues (RR), Marcos Rogério (RO), Maria do Carmo Alves (SE), Rodrigo Pacheco (MG), todos do DEM; Jorginho Mello (PR-SC) e Zequinha Marinho (PSC-PA).
“Firmamos o compromisso de trabalharmos articulados na análise de projetos e Medidas Provisórias, com reuniões permanentes. Faremos jus ao nome do bloco, procurando estar na dianteira dos movimentos no Senado e também das atividades no Congresso Nacional” – disse o senador republicano, através de suas redes sociais.
Fagundes agradeceu a confiança dos líderes do DEM, senador Rodrigo Pacheco, e também do PSC, Zequinha Marinho, além do próprio líder do PR, Jorginho Mello. Segundo ele, a condução é fruto de um trabalho desenvolvido quando ocupou a liderança do Bloco Moderador. Também fez menção ao senador Jayme Campos (MT), que, segundo ele, prestou apoio e será fundamental na condução dos trabalhos que estão pautados.
No Senado, os partidos com representação se agrupam em blocos com a finalidade, entre outras, de influenciar na composição das comissões permanentes do Senado, obedecendo o critério da proporcionalidade. A ação consiste na união de dois ou mais partidos e equivale a um só comando, como se fosse um único partido. Independente de orientação das bancadas partidárias, os blocos também apresentam encaminhamentos de votação.
As Comissões são divididas com os seguintes temas: Assuntos Econômicos; Assuntos Sociais; Constituição, Justiça e Cidadania; Educação, Cultura e Esporte; Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor; Direitos Humanos e Legislação Participativa; Relações Exteriores e Defesa Nacional; Serviços de Infraestrutura; Desenvolvimento Regional e Turismo; Agricultura e Reforma Agrária; Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática; Senado do Futuro e Meio Ambiente.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília