Da Redação - FocoCidade
Senador Wellington Fagundes (PR), ao avaliar a vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP) na presidência da Casa, considerou um novo momento também em relação à pauta municipalista. Destacou a necessidade de união no Congresso para assegurar mais recursos aos estados e nesse sentido, apostou no cenário de possibilidade de reforço aos pleitos.
Pontuou, em especial, a luta para validação das mudanças em relação aos valores previstos no FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações), hoje na margem de R$ 400 milhões/ano relativo a Mato Grosso - mas que poderia ter o montante ampliado se aprovado na Câmara Federal projeto - relatado por ele na Comissão Especial que debateu a Lei Kandir.
Ocorre que esse projeto está parado na Câmara Federal, e segundo o presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), só deverá andar se o Governo Federal encontrar via de caixa para sustentar. Assim, em visita a Cuiabá, em janeiro, Maia assinalou que os cofres da União também estão deficitários, o que seria o principal fator impeditivo à validação das mudanças sobre valores do FEX.
Em tempo, o Supremo Tribunal Federal (STF) repassou ao Congresso a tarefa de regulamentar a compensação da Lei Kandir - e o prazo terminou oficialmente em agosto de 2018. De lá para cá, o Congresso tem "dilatado" o prazo, mas sem resolução caberá ao Tribunal de Contas da União (TCU) a tarefa de decidir sobre o assunto.
Sobre a seara da vitória
"É a mais pura demonstração do que é a política, o senador Davi Alcolumbre foi candidato a Governador ficou em terceiro na disputa e em seguida já começou uma nova campanha para presidente do Senado visitando e pedindo o voto, percebendo o novo momento de renovação no Senado e conseguiu o que parecia impossível ser realidade, ou seja, ganhar uma eleição sendo o mais jovem presidente do Congresso Nacional da nossa República."
Citação
"Agora ele tem que repetir a história daquele que teve a humildade e sabedoria de corrigir seu erros e unificar seu povo que vivia em crises e por isso foi um grande rei preparando Israel para que seu filho Salomão fosse um rei justo, governando por 40 anos com muita humildade e prosperidade para seu povo. E esta será a missão do senador Davi Alcolumbre neste momento de crise de nosso país."
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína