Da Redação - FocoCidade
Senador Wellington Fagundes (PR), ao avaliar a vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP) na presidência da Casa, considerou um novo momento também em relação à pauta municipalista. Destacou a necessidade de união no Congresso para assegurar mais recursos aos estados e nesse sentido, apostou no cenário de possibilidade de reforço aos pleitos.
Pontuou, em especial, a luta para validação das mudanças em relação aos valores previstos no FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações), hoje na margem de R$ 400 milhões/ano relativo a Mato Grosso - mas que poderia ter o montante ampliado se aprovado na Câmara Federal projeto - relatado por ele na Comissão Especial que debateu a Lei Kandir.
Ocorre que esse projeto está parado na Câmara Federal, e segundo o presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), só deverá andar se o Governo Federal encontrar via de caixa para sustentar. Assim, em visita a Cuiabá, em janeiro, Maia assinalou que os cofres da União também estão deficitários, o que seria o principal fator impeditivo à validação das mudanças sobre valores do FEX.
Em tempo, o Supremo Tribunal Federal (STF) repassou ao Congresso a tarefa de regulamentar a compensação da Lei Kandir - e o prazo terminou oficialmente em agosto de 2018. De lá para cá, o Congresso tem "dilatado" o prazo, mas sem resolução caberá ao Tribunal de Contas da União (TCU) a tarefa de decidir sobre o assunto.
Sobre a seara da vitória
"É a mais pura demonstração do que é a política, o senador Davi Alcolumbre foi candidato a Governador ficou em terceiro na disputa e em seguida já começou uma nova campanha para presidente do Senado visitando e pedindo o voto, percebendo o novo momento de renovação no Senado e conseguiu o que parecia impossível ser realidade, ou seja, ganhar uma eleição sendo o mais jovem presidente do Congresso Nacional da nossa República."
Citação
"Agora ele tem que repetir a história daquele que teve a humildade e sabedoria de corrigir seu erros e unificar seu povo que vivia em crises e por isso foi um grande rei preparando Israel para que seu filho Salomão fosse um rei justo, governando por 40 anos com muita humildade e prosperidade para seu povo. E esta será a missão do senador Davi Alcolumbre neste momento de crise de nosso país."

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ assevera: companheira de PM mantém direito à pensão
O silêncio como método
Sesp: Operação integrada apreende 500 kg de cocaína em MT
Terreno não entregue: TJ manda devolver 100% a comprador
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar