• Cuiabá, 13 de Setembro - 2025 00:00:00

Governador convoca Poderes, órgãos e sociedade para tirar MT da profunda crise


Da Redação - FocoCidade

Governador Mauro Mendes (DEM) mandou um recado velado aos Poderes e órgãos nesta sexta-feira (1º), em seu discurso durante a posse de deputados na Assembleia Legislativa. Mais uma vez asseverando a grave crise nos cofres públicos, pediu "união de todos" para recuperar o equilíbrio fiscal e financeiro. 

O tom das palavras soou como alerta à Assembleia Legislativa, ao Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a própria Defensoria Pública, em que pese ser o menor orçamento na distribuição dos recursos. 

Ocorre que os Poderes e órgãos garantiram no Poder Legislativo "aumento" do duodécimo em relação ao que estava previsto pelo Governo do Estado junto à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. A Assembleia Legislativa figura como exceção nesse contexto - considerando que reinseriu os valores "retirados" por Mendes sobre o duodécimo do Legislativo - garatindo assim reposição dos R$ 35 milhões que o Executivo esperava reduzir. 

O assunto vem sendo tratado com cautela pelo Governo, pontuando que o tema ainda será analisado. Mas é fato que a aprovação na AL de mudanças sobre o duodécimo de Poderes e órgãos já enfrenta reação de entidades como a Fiemt (Federação da Indústria de MT) e Fecomércio (Federação do Comércio do Estado), além de outras - que na quinta-feira (31) divulgaram nota manifestando contrariedade ao novo formato da LOA - e assinalando apoio às mudanças implementadas pelo governador Mauro Mendes. 

Discurso          

"Nesses 30 dias fizemos um grande esforço para mostrar o profundo desequilíbrio no Estado. Caberá a nós nos próximos meses, próximos anos, trabalhar duramente para mudar essa realidade. Convoco todos a trabalhar juntos por todos os mato-grossenses. Poderes e órgãos, cada um cumprindo o seu papel."

Recado à AL

“Teremos que trabalhar muito. Precisamos que vocês honrem esse juramento que fizeram diante de Deus e do povo. Se trabalharem com lealdade, se dermos as mãos, vamos ter muito para nos orgulharmos do que faremos no Estado. É isso que convoco dos senhores e dos servidores deste Estado: superação. E daqui a quatro anos vamos entregar um Estado melhor, tenho certeza."




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: