Da Redação - FocoCidade
Governador Mauro Mendes (DEM) mandou um recado velado aos Poderes e órgãos nesta sexta-feira (1º), em seu discurso durante a posse de deputados na Assembleia Legislativa. Mais uma vez asseverando a grave crise nos cofres públicos, pediu "união de todos" para recuperar o equilíbrio fiscal e financeiro.
O tom das palavras soou como alerta à Assembleia Legislativa, ao Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a própria Defensoria Pública, em que pese ser o menor orçamento na distribuição dos recursos.
Ocorre que os Poderes e órgãos garantiram no Poder Legislativo "aumento" do duodécimo em relação ao que estava previsto pelo Governo do Estado junto à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. A Assembleia Legislativa figura como exceção nesse contexto - considerando que reinseriu os valores "retirados" por Mendes sobre o duodécimo do Legislativo - garatindo assim reposição dos R$ 35 milhões que o Executivo esperava reduzir.
O assunto vem sendo tratado com cautela pelo Governo, pontuando que o tema ainda será analisado. Mas é fato que a aprovação na AL de mudanças sobre o duodécimo de Poderes e órgãos já enfrenta reação de entidades como a Fiemt (Federação da Indústria de MT) e Fecomércio (Federação do Comércio do Estado), além de outras - que na quinta-feira (31) divulgaram nota manifestando contrariedade ao novo formato da LOA - e assinalando apoio às mudanças implementadas pelo governador Mauro Mendes.
Discurso
"Nesses 30 dias fizemos um grande esforço para mostrar o profundo desequilíbrio no Estado. Caberá a nós nos próximos meses, próximos anos, trabalhar duramente para mudar essa realidade. Convoco todos a trabalhar juntos por todos os mato-grossenses. Poderes e órgãos, cada um cumprindo o seu papel."
Recado à AL
“Teremos que trabalhar muito. Precisamos que vocês honrem esse juramento que fizeram diante de Deus e do povo. Se trabalharem com lealdade, se dermos as mãos, vamos ter muito para nos orgulharmos do que faremos no Estado. É isso que convoco dos senhores e dos servidores deste Estado: superação. E daqui a quatro anos vamos entregar um Estado melhor, tenho certeza."
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco