Da Redação - FocoCidade
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou a realização de concurso, reajuste salarial e atualização de planos de carreira dos servidores públicos de Cuiabá. No terceiro ano do mandato, o prefeito pontua avanços na seara financeira dos cofres públicos da Capital, que permite consolidar a implementação de políticas de valorização voltadas ao quadro de servidores.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 do município estima receita de R$ 2,4 bilhões - um orçamento enxuto se comparado ao delineado em 2018, de R$ 2,2 bilhões.
O gestor assinala que "desde o início da gestão, em 2017, seis categorias passaram por reestruturação e tiveram leis específicas criadas para atender suas demandas específicas". Considera sua proposta de que até 2020 todos os setores passem pelo mesmo processo.
Estas medidas contemplam o desenvolvimento profissional, correção de distorções salariais, possibilidade de qualificação e aposentadoria com provento melhor que o inicial. O prefeito acentua que irá estender o benefício aos gestores e agentes de trânsito e transporte.
“Agimos com responsabilidade fiscal para contemplar a todos gradualmente ao longo do mandato. O diálogo continua aberto e o servidor tem compreendido nossa necessidade de respeitar os limites das contas públicas.”
O Executivo municipal pontua que "ainda no primeiro ano de mandato, o prefeito equiparou os salários dos enfermeiros contratados ao valor pago aos profissionais concursados em início de carreira. No ano seguinte foi a vez dos auditores fiscais, e, em 2019, dos contadores, arquitetos, engenheiros e agentes de fiscalização".
“O resultado do investimento no servidor é melhoria do ambiente profissional e das condições de trabalho. Avançamos muito e lutamos para avançar ainda mais em todos estes quesitos”, disse Emanuel.
Destacou ainda que "neste contexto, há que se mencionar ainda o reajuste concedido aos professores da rede municipal, que prevê recomposição salarial de 7,53%. Desta porcentagem, 3,35% correspondem ao Reajuste Geral Anual (RGA) e outros 4% ao ganho real. A lei 462/2019, é fruto de uma negociação realizada com a categoria em setembro de 2018. Os avanços fazem parte do maior programa de valorização dos profissionais da Educação já apresentado pelo município".
Pinheiro lembrou que "a gestão ampliou o atendimento psicológico, nutricional e terapêutico aos servidores, além de investir fortemente em sua formação continuada com programas importantes, como o da Inteligência Emocional e outros. As melhorias se estendem entre as 20 secretarias. No primeiro mês de mandato, por meio de decreto, foi determinado que os funcionários que tenham cônjuge, filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência possam reduzir a jornada semanal".
Ele acrescentou que "também merece destaque o concurso para contratações na Secretaria de Obras Públicas e o pagamento integral do RGA referente às perdas inflacionárias de 2017. Há ainda convênios com faculdades, que oportunizam bolsas integrais de estudo e capacitações. Quando assumi a Prefeitura de Cuiabá, fiz uma opção: olhar e trabalhar para as pessoas. Todas estas ações visam o respeito ao cidadão e ao profissional, que tem a missão de servir e dar tudo de si para melhorar a vida da comunidade”.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ