Da Redação - FocoCidade
A crise na Defensoria Pública, que levou ao fechamento de núcleos no interior do Estado, sustenta ação civil pública interposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o Estado, visando garantir a designação do defensor que atua em Arenápolis para atender a população de forma cumulativa, devendo somar serviços de Nortelândia.
O MP cita a ausência de defensor público no município de Nortelândia. Foram acionados o Estado e a própria Defensoria Pública de Mato Grosso.
A Defensoria Pública Estadual integra o conjunto de Poderes e órgãos que deve manter o duodécimo congelado - conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019, sendo o menor orçamento no bolo da distribuição da arrecadação de Mato Grosso (cerca de R$ 138 milhões).
O MP requer ainda o pagamento mensal das verbas de diárias inerentes aos serviços cumulativos ao profissional destinado pelo órgão para exercer a função na comarca de Nortelândia. A medida, segundo a promotora de Justiça Maria Colei Pessoa de Lima, tem caráter de urgência e deve durar até o Estado ter condições financeiras e orçamentárias para a designação de um membro da Instituição de forma exclusiva para atender a demanda da referida comarca.
O MP declara que a assistência jurídica e gratuita é direito fundamental aos desamparados financeiramente, “quando uma Comarca não é beneficiada com um Defensor Público fere os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade”, declarou a promotora de Justiça Maria Colei Pessoa de Lima.
Com informações MP
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco