Da Redação - FocoCidade
Em resposta ao protesto de servidores públicos, o governador Mauro Mendes (DEM) disse que “não pode ficar de braços cruzados enquanto a população morre”. A declaração de Mendes, pontuada em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (17), se referiu especificamente ao cenário de tumulto ocorrido em sessão da Assembleia Legislativa, no início da noite de quarta-feira, quando a maioria presente, servidores e parlamentares além de funcionário do Poder, foram atingidos por gás de pimenta.
O chefe do Executivo estadual considerou correta a análise de que servidores públicos do Estado de que são injustiçados, se comparados ao quadro de funcionalismo de outros Poderes Constituídos e órgãos públicos.
“Concordo com eles. Sinto que é injustiça mas tenho que cumprir a lei. Se eu não fizer o repasse do duodécimo eles (Poderes e órgãos) vão cobrar na Justiça e podem requerer o afastamento do governador e bloqueio das contas”, analisou Mendes frisando que “eu compartilho com eles que não é justo”.
Destacou ainda que a decisão de manter o escalonamento do pagamento do salário do funcionalismo é a única forma encontrada pela equipe econômica para efetuar a quitação dos proventos.
“Estamos fazendo o que é preciso ser feito na velocidade que o Estado requer”, considerou o governador, acrescentando que abriu campo de diálogo com servidores públicos, mas que não pode esperar para tomar decisões que requerem máxima urgência.
Representantes do Fórum Sindical estão acampados em frente à Assembleia Legislativa, com expectativa de que possam barrar projetos do Governo, já aprovados em primeira votação na Casa de Leis, como o que prevê mudanças em relação à concessão da RGA (Revisão Geral Anual). Por enquanto, assinalam paralisação no dia 12 de fevereiro, e indicativo de greve geral unificada, dependendo de aprovação em assembleias das categorias, caso não seja firmado acordo com o Executivo relativo às reivindicações salariais.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco