Da Redação - FocoCidade
Inaugurado nesta sexta-feira (28), o Hospital Municipal de Cuiabá, o novo Pronto Socorro, pode se transformar em um hospital escola. A proposta é do senador Wellington Fagundes (PR) e foi apresentada durante a solenidade. Segundo ele, a nova unidade de saúde pode contribuir para a formação de novos profissionais da área com resultados positivos para a população.
Ele lembrou que, em Mato Grosso, a média de médicos por habitante é 25% menor que a nacional, ou seja, 1,64 médico por mil habitantes. A pesquisa é da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
“Isso significa que precisamos aumentar o número de cursos de Medicina no Estado, assim como de outros profissionais da área da saúde, e a criação de hospitais escola é fundamental para que os estudantes possam aprender na prática aquilo que está sendo ensinado em sala de aula”, disse.
O Hospital Municipal de Cuiabá vai contar com 315 leitos e estará em pleno funcionamento até abril de 2019. Para conclusão da obra, a prefeitura de Cuiabá recebeu um reforço orçamentário de R$ 100 milhões viabilizados pelo senador Wellington Fagundes e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
“Essa é uma obra que vai salvar vidas e de fundamental importância para a saúde dos moradores de Cuiabá e de todo o Estado”, assinalou.
Além da nova unidade hospitalar, o senador reforça a importância da retomada das obras do novo Hospital Universitário Júlio Muller, que estão paralisadas há quatro anos embora contem com recursos no caixa do governo do Estado.
O HMC deve entrar em funcionamento em abril de 2019, segundo o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A Justiça barrou a transferência dos serviços de saúde do atual PS à nova estrutura - em sustentação do Ministério Público de irregularidades como falta de plano de ação.
O gestor pontua "estar a administração seguindo os critérios à transferência, detendo em mãos planejamento que será apresentado aos órgãos de Controle, MP e Justiça, buscando garantir o funcionamento do HMC de forma célere".
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres