Roberta Penha - Sicom
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho receberam os membros do Conselho Municipal de Saúde, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do SUS, que tem como função atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde.
Com a inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC, onde funcionará também o novo pronto-socorro, marcada para o dia 28 deste mês o assunto principal da reunião foi o plano de ativação para a abertura da unidade hospitalar.
“Eu tinha uma reunião no Ministério Público hoje para apresentar este plano de ativação do hospital, mas preferi adiá-la para amanhã para que eu pudesse ouvir o Conselho Municipal de Saúde antes. São vocês, conselheiros e conselheiras que sabem qual o melhor caminho devemos tomar para que consigamos mudar os rumos da saúde pública da nossa capital, por isso decidi ouvi-los antes de ir ao MP”, disse Pinheiro.
Outro tópico que mereceu uma atenção especial durante a reunião foi sobre o fortalecimento da Atenção Básica de Saúde, sobretudo em relação às unidades que estão inacabadas. O prefeito concordou com os apontamentos feitos pelos conselheiros e disse que a consolidação da Atenção Básica é um de seus compromissos com a população cuiabana. “Tenho ciência de que ao fortalecer a Atenção Básica conseguiremos desafogar a Secundária e a Terciária, promovendo um ganho real de qualidade no atendimento aos nossos pacientes. Este é o maior desejo dessa gestão”, revelou.
Ao final da reunião, Emanuel Pinheiro comunicou aos conselheiros que a partir de 2019 será estabelecida uma agenda de reuniões ordinárias com o Conselho Municipal de Saúde e deixou a cargo dos próprios conselheiros escolherem a periodicidade. Ficou estabelecido que as reuniões serão realizadas bimestralmente, para que o prefeito acompanhe de perto a situação da Saúde no município.
Os conselheiros, por sua vez ficaram muito satisfeitos com a proposta do gestor municipal e acreditam que este é um grande passo para o fortalecimento da Saúde pública em Cuiabá. “Esta é a primeira vez que um prefeito propõe uma agenda de reuniões com o Conselho. Isso demonstra a valorização do nosso trabalho por parte do gestor municipal, que poderá contar conosco para construirmos juntos uma saúde de qualidade para a população. Importante destacar também que ele se comprometeu em acompanhar de perto todas as ressalvas feitas no parecer que foi aprovado pelo Pleno em relação à resolução pela qual a gestão do novo PS será feita pela Empresa Cuiabana”, disse Julio Cesar Garcia, vice presidente do Conselho.
“Não tem quem queira mais acertar na Saúde pública do que eu. Não vou sossegar enquanto não colocar a Saúde de Cuiabá nos trilhos. Não sei a solução para melhorar, mas os senhores e senhoras sabem. Podemos avançar muito, por isso conto com o apoio e o trabalho do Conselho para ao final do meu mandato eu entregar uma Saúde pública muito melhor do que a que eu recebi no meu primeiro dia como prefeito”, finalizou Emanuel.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?