Da Redação - FocoCidade
A Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi incluída no calendário oficial de eventos de Cuiabá, por meio da Lei nº 6.304, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O projeto foi proposto pelo Vereador Delegado Marcos Veloso (PV).
“Estamos fazendo justiça para com a tradição brasileira. Esse reconhecimento vem fazer um resgate cultural, que permeia questões religiosa e histórica de um povo e precisa ser valorizada. O objetivo é proporcionar maior visibilidade e crescimento a essa questão no contexto histórico”, ressaltou o parlamentar.
A Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito acontecerá anualmente, sempre no segundo sábado que antecede a procissão de encerramento dos festejos de São Benedito. Festa essa considerada como uma das festas religiosas mais tradicionais e populares de Mato Grosso.
No contexto histórico consta que a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em arte barroca, foi levantada por um grupo de escravos compostos por negros forros e escravos libertos, denominado de “Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Cuiabá”.
Com a incorporação da capela de São Benedito a construção, a população negra foi aos poucos sendo excluída do complexo. Com o passar dos anos, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Cuiabá foi sendo enfraquecida e acabou esquecida.
A tradição mostra que a lavagem nas Igrejas é de origem portuguesa, absorvida pelo sincretismo africano em sua feição. A tradição católica consistia em penitência e promessas aos santos de maior adoração, de varrer, lavar, enfeitar e zelar das Igrejas.
Da África, os escravos trouxeram para o Brasil a cerimônia de “Águas de Oxalá”, que consiste em uma procissão representando a viagem de Oxalá. O ritual afro simboliza uma homenagem a Oxalá, com rezas, cantos e oferendas. Com muita água de cheiro vão lavando e varrendo, pedindo misericórdia e perdão.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025