Da Redação - FocoCidade
A 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Mato Grosso determinou à Secretaria de Controle Externo de Administração Pública Municipal que instaure Tomada de Contas Ordinária com o objetivo de apurar e, se houver, quantificar o suposto sobrepreço e o valor do possível dano causado ao erário relativo à Ata de Registro de Preço do Pregão Presencial 02/2017, da Câmara Municipal de Várzea Grande, no período de 18/05/2017 a 18/05/2018.
A decisão é parte do julgamento de Representação de Natureza Interna relatada pela conselheira interina Jaqueline Jacobsen. A Representação Interna apontou diversas falhas na licitação, entre elas: fornecimento de materiais estranhos, quantitativos sem a devida justificativa e erro na especificação do item guaraná em pó.
Para Jaqueline Jacobsen, todos os erros encontrados têm a mesma origem. "São falhas no planejamento do certame e na fase interna da licitação. Assim, considero que é de suma importância recomendar à Câmara Municipal de Várzea Grande que aperfeiçoe e capacite o seu Setor de Contratação, com enfoque no planejamento das licitações", afirmou Jaqueline.
A relatora julgou a representação interna parcialmente procedente e recomendou à atual gestão da Câmara Municipal de Várzea Grande que observe o Decreto Municipal 76/2016 e a Resolução de Consulta 20/2016, do TCE, para a realização de pequisa de preços para licitações e justifique no processo licitatório os quantitativos dos itens licitados, com a devida metodologia e memória de cálculo.
Foi alertado ao atual gestor que o julgamento do Processo nº 81078/2017 não afasta a possibilidade dele ser condenado ao ressarcimento do valor do dano apurado em outro processo de representação, que possa vir a ser instaurado, caso ele efetue pagamentos por quantidades não adquiridas.
Com informações TCE

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo