Da Redação - FocoCidade
A Justiça determinou a liberação de R$ 487.500,00 ao município de Cláudia. O recurso foi bloqueado pela Caixa Econômica Federal, sob a alegação de cumprimento às vedações do período eleitoral. A decisão sobre o mandado de segurança foi publicada na última quarta-feira, 19 de setembro.
A liberação do montante ocorreu por meio da coordenação jurídica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O recurso é referente a um convênio firmado entre o município e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como objeto a aquisição de uma motoniveladora.
Conforme a Lei nº 9.504/97, nos três meses que antecedem o pleito são vedadas as transferências voluntárias de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, exceto no caso de recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.
No pedido de liminar, o prefeito Altamir Kurten comprovou que o executivo municipal cumpriu com os prazos legais estabelecidos. No entanto, houve demora por parte da Caixa Econômica Federal para creditar o montante. “Enviamos toda a documentação necessária para a liberação dos recursos ao Sistema de Convênios do Governo Federal no dia 05 de julho, dentro do prazo. O Governo Federal também transferiu o convênio no prazo, mas a Caixa creditou os recursos apenas no dia 10, dentro do período proibitivo, o que ocasionou o bloqueio”, explicou.
Altamir também ressaltou a importância da liberação dos valores para aquisição do maquinário que irá reforçar o trabalho da Secretaria Municipal de Obras. “A motoniveladora será utilizada na recuperação e manutenção das pontes, estradas vicinais e urbanas”, acrescentou.
O município de Cláudia, recentemente, declarou situação de emergência em razão dos estragos provocados pelo excesso de chuvas. O pedido foi reconhecido no dia 18 de junho pelo governo do estado (decreto 129).
A desembargadora federal Daniele Maranhão deferiu o pedido de antecipação de tutela do município e determinou que a instituição financeira realize o desbloqueio do recurso. A Caixa Econômica foi notifica da decisão na sexta-feira (21).
Com Agência AMM
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pivetta crava: MT é um gigante de oportunidades para agregar valor à produção
AL confirma análise da Procuradoria-Geral sobre Comissão do Feminicídio
Hugo Motta define isenção do IR para até R$ 5 mil como prioridade
Estado detalha como será sistema e andamento das obras do BRT
Mais peritos, mais Justiça: o impacto dos mutirões no INSS
Operação da PC prende líder de facção no interior de MT
TRE alerta sobre golpe contra Cartórios Eleitorais em MT
Jeans, tênis e altar
Contratos de concessão se tornam referência internacional, destaca Estado
Um mato-grossense inesquecível