Da Redação - FocoCidade
Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, anunciou novas ações que devem respaldar a chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá.
Durante sua visita à Capital, na semana passada, em agenda com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o ministro informou que o processo de renovação do contrato de concessão com a empresa Rumo, Ferrovia Malha Paulista, já está sob análise do setor jurídico do Ministério dos Transportes para que seja encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Após essa etapa a prorrogação do contrato poderá ser assinada.
“O processo de renovação prevê ampliação de contrato para mais 35 anos de concessão para a Malha Paulista, ampliando sua capacidade de atendimento para mais 75 milhões de toneladas, triplicando a capacidade hoje existente que é de pouco mais de 19 milhões”, frisou.
Considerou que “esperamos trazer o ramal até Cuiabá para que a carga dessa região seja levada até os Portos de Santos”.
O presidente do Fórum Pró-Ferrovia Senador Vicente Vuolo em Cuiabá, Francisco Vuolo, disse "ser um sonho que está se tornando realidade, pois agrega valores e interesses tanto do governo federal como municipal", além de interesse econômico por parte da empresa, responsável pela concessão da Ferrovia. “A empresa já firmou um compromisso em trazer a Ferrovia até Cuiabá, passando primeiro por Rondonópolis e posteriormente subir até o Norte de Mato Grosso”.
Um documento foi entregue ao ministro com um resumo de todas ações que vêm sendo executados na Capital. “Não podemos pensar em um estado como o nosso, tendo a produção transportada apenas por caminhões. Precisamos dos caminhões, de ferrovias e hidrovias”, disse o presidente.
"A ferrovia Senador Vicente Vuolo já é uma realidade no Estado. Transporta hoje 18 milhões de toneladas entre milho, soja, farelo, combustível e outros elementos. Nós precisamos de uma malha ferroviária cortando todo o estado”, concluiu Vuolo.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula
Em Cáceres: Operação mira faccionados por tráfico de drogas
Em VG: Polícia Civil confirma prisão de acusado de homicídio