Beto Pita
A região do Vale do Araguaia é subdividida geopoliticamente em duas grandes regiões que juntas concentram 15 municípios. Mais de 123 mil pessoas habitam a região, que produz um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,429 bilhões, o que corresponde a cerca de 2,5% do PIB estadual que é de R$ 107 bilhões.
Considerando que apesar da expressividade econômica da região, o Vale do Araguaia vive um histórico de abandono por parte do Poder Executivo Estadual, queremos propor como a principal objetivo de nossa campanha a criação de uma SUBGOVERNADORIA na região do Araguaia, que será um polo administrativo do Poder Executivo.
Por décadas de história, a região do Vale do Araguaia está abandonada pelo governo Estadual. Os problemas sofridos pelos cidadãos são numerosos e trazem consequências crônicas como a falta de saúde, logística precária, longas distâncias para acesso a serviços de educação de Ensino Superior em grande parte das cidades, baixa exploração turística da região, baixa densidade demográfica, baixo índice de instalação de indústrias e de grandes empresas do varejo, além de uma série de problemas administrativos.
Prefeitos e vereadores enfrentam situações caóticas para conseguir acessar ao Poder Executivo e Legislativo estaduais. As distâncias são extremamente cansativas e acabam pesando no custo da máquina pública, o que significa mais gastos com combustível, passagens, hospedagem, alimentação, diárias e uma série de gastos que aparentemente são pequenos, mas que ao fim da conta se transformam em um alto valor custeado pelos impostos dos contribuintes.
O que acontece hoje no Vale do Araguaia é uma injustiça social, um massacre coletivo de sonhos e projetos que poderiam ser realidade, mas que não se concretizam porque esbarram no abismo que é a ausência do governo na região.
Se falta o Executivo, também falta o Legislativo. Por isso, a região precisa de um legítimo representante, que sabe de perto quais são suas necessidades e principais problemas.
Manifestando o desejo de transformar a Região do Araguaia no novo polo de desenvolvimento econômico, político e social do Estado de Mato Grosso, que esta proposta se materializa como um grande projeto político. Não se trata mais de um projeto de candidatura, é uma bandeira em defesa dos povos do Vale do Araguaia, uma região de tantas riquezas, mas que o restante de Mato Grosso, Brasil e o Mundo não conhecem, porque o desenvolvimento de fato ainda não chegou na região.
Essa proposta é, portanto, mais que um projeto de campanha, é um despertar político para a sociedade do Araguaia que quer ter voz ativa junto aos Poderes Executivo e Legislativo Estaduais. Todo custo que o Executivo tiver para criar a SUBGOVERNADORIA DO ARAGUAIA ainda será insuficiente para pagar a dívida histórica de abandono que sofre a região. Precisamos transformar tudo isso em realidade, por isso, conto com teu apoio nessa empreitada em nome de novos tempos para o Vale do Araguaia.
Beto Pita é consultor agropecuário e candidato a deputado estadual pelo MDB.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal