Oscar D'Ambrosio
E não é que a campanha presidencial já começou? E não é que todos falam de educação? E não é que todos parecem não saber muito bem do que estão falando sobre o assunto? Talvez pudessem assistir, como lição de casa, o filme ‘Dead Poets Society’ (‘Sociedade dos Poetas Mortos’, de 1989, dirigido por Peter Weir.
O drama tem como protagonista um professor de poesia (Robin William, em um de seus mais marcantes papeis) em uma escola de jovens regida por valores tradicionais e conservadores alicerçados em quatro pilares: tradição, honra, disciplina e excelência. O docente não se põe a eles, mas os coloca em uma nova perspectiva.
Estimula cada indivíduo a perseguir de maneira incessante a própria paixão, para tonar a própria vida extraordinária. Isso demanda atingir o equilíbrio entre opor-se ao que se condena e construir o que se de almeja. Henry David Thoreau, Walt Whitman e Byron são alguns dos autores citados nessa procura.
Duas cenas são marcantes. A do professor estimulando os alunos a subirem nas mesas para ver o mundo sob uma nova perspectiva e a explicação do lema da Sociedade, o Carpe Diem, ou seja, "Aproveite o Dia", porque a existência dura pouco e deve ser usufruída intensamente. Será que os candidatos viram o filme?
Oscar D'Ambrosio é mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal