Ricardo Augusto Moreira da Silva
Nesta data tão importante, não poderia deixar de falar um pouquinho de uma das mais antigas profissões :a dos“ECONOMISTAS”. Uma das mais complexas carreiras profissionais, que tem que abrigar em seu conhecimento um pouco de tudo como Macroeconomia, Microeconomia, Economia Monetária, Finanças, Mercado, Tributação, Viabilidade Econômica, Matemática, Estatística, Direito, Sociologia entre muitos outros conhecimentos, sejam eles nos campos empresarial, público ou agronegócio.
Somos aqueles que devem estar sempre acompanhando os rumos da Economia nas cidades, nos estados e no país. Somos constantemente cobrados para indicar que rumos devemos tomar para que o Brasil saia da crise que se instalou como se fôssemos os salvadores da Pátria, as vezes até temos muitas soluções mas tudo depende de quem nos ouve e se realmente querem fazer, pois, os remédios podem ser amargos e exigem sacrifícios que não estão dispostos a correr.
Quem escolhe esta profissão, descobre a beleza e a nobreza das suas atribuições junto à sociedade e vê que seu papel vai mais muito mais além de um profissional que entende de finanças, mercado, entre outros. Tem que entender da sociedade como um todo já que uma economia desenvolvida necessita de empregos, empresas, agricultura, educação, saúde, segurança, comida na mesa e qualidade de vida dos seres humanos que nela vivem.
Os Economistas podem atuar em todas as direções, pois seus conhecimentos atravessam todos os setores da sociedade desde seu planejamento e tecendo análises de resultados que permitam tomadas de decisões com informações precisas.
Quero encerrar aqui com uma frase de um dos maiores Economistas brasileiros o Matogrossense Roberto Campos :
“Para sentir as coisas é preciso emoção. Para fazê-las e desfazê-las é necessária uma certa dose de paixão. Mas entendê-las, só com a razão.”
Parabéns ECONOMISTAS.
Ricardo Augusto Moreira da Silva é Presidente do CORECON - MT.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal