Oscar D'Ambrosio
Para onde caminha a humanidade? A pergunta é muito antiga e visceral e o filme ‘Pequena Grande Vida’, de Alexander Payne, aponta respostas de uma maneira original. Tudo começa, talvez na melhor cena da obra, quando a academia científica apresenta a possibilidade de reduzir pessoas ao tamanho de aproximadamente 15 cm.
Sem efeitos colaterais, é criado um mundo paralelo, em que é produzido menos lixo e as condições ambientais são aparentemente controladas. Seria o melhor dos mundos. Porém, as discrepâncias sociais e as complexas relações humanas também são levadas para essa nova civilização. Permanece, nesse mundo paralelo, o preconceito contra orientais e latinos, responsáveis pelas atividades menos nobres de limpeza, por exemplo.
O fato é que a comunidade paradisíaca também é abandonada por muitos para a formação de uma terceira, agora subterrânea, já que existe o risco de destruição desse mundo criados para os ‘pequeninos’, num alerta para a eterna capacidade humana de destruição.
O principal mérito do filme está em mostrar como a criação de utopias não é algo tão simples como parece inicialmente. Mundos ideais podem ser transformados em distopias no momento em que as individualidades progressivamente ocupam o lugar do conjunto. Esse desafio o filme coloca com talento em discussão.
Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Sâo Paulo.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação Mendacium da PF derruba esquema de fraudes bancárias
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC