Da Redação - FocoCidade
Com objetivo de manter a tradição, desde 2005, a organização do Festival Internacional de Pesca Esportiva – FIPe, inseriu em sua programação a prova de pesca de canoa artesanal, onde só podem participar pescadores embarcados em canoas de madeira (troncos ou tábuas), e a pescaria é feita exclusivamente com o uso de linhadas de mão.
Participantes destacam que esta prova é uma das mais emocionantes do evento, onde os motores são substituídos pela força dos braços que impulsionam os remos para a raia de pesca.
A prova embarcada de pesca artesanal de canoa do 37° FIPe, acontece neste sábado (9), a partir das 14 horas.
De acordo com a organização do evento, além de ser uma prova de destaque por suas características peculiares, a Pesca de Canoa, resgata a tradição da pesca artesanal e oportuniza os ribeirinhos a demonstrarem aos turistas suas habilidades nessas embarcações. Como prêmio, os vencedores vão receber um barco de alumínio de 6m e um motor de popa 55 HP.
O coordenador de arbitragem, Claudionor Duarte Correia, faz alguns alertas necessários para que as equipes não sejam desclassificadas, e cita como fator principal que as equipes leiam atentamente o regulamento. “Alguns observações estão bem claras, como a permissão somente de linhada de mão, canoas apenas de madeira, poita ou ancora om cabo suficiente para que a embarcação não fique rodando na área de pesca, uso do colete obrigatório, entre outros itens que constam no regulamento”, orienta Claudionor.
Para o prefeito Francis Maris Cruz, a pesca de canoa é a poesia do FIPe, pois resgata a história e a cultura dos pescadores ribeirinhos que escreveram páginas da biografia do Rio Paraguai e da cidade de Cáceres. “ Ao reconhecer a importância do pescador artesanal, o ribeirinho, para Cáceres e para o FIPe, convido a população para prestigiar esta grande prova de pesca, que com certeza encanta o participantes”, reconheceu Francis Maris. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
E tempo de outro Regime Próprio como deficiente também pode ser averbado?
TJ assevera: acusados de homicídio vão ser julgados pelo Tribunal do Júri
O valor da luz silenciosa!