Da Redação - FocoCidade
Prefeitos da maioria dos municípios do Estado devem se reunir em Cuiabá, a partir de quarta-feira (7), na 2ª Marcha, numa extensa pauta de debates que passa por atrasos nos repasses de recursos em áreas como a Saúde, além da busca de elementos que possam impulsionar o fluxo financeiro dos caixas engessados.
As transferências constitucionais da União serão tema de uma das oficinas técnicas realizadas durante o evento. A palestra será realizada no dia 8 de março, a partir das 9 horas, no auditório do Centro de Sustentabilidade do Sebrae, e contará com a participação do consultor da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Eduardo Stranz. As oficinas vão integrar uma programação paralela da Marcha dos Prefeitos e serão direcionadas aos secretários municipais e técnicos das prefeituras.
Durante a apresentação, Stranz falará sobre o funcionamento das principais transferências constitucionais, como Fundo de Participação dos Municípios – FPM, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, Imposto sobre Operações Financeiras – IOF, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, IPI Exportação, entre outras.
Com relação ao FPM, uma das principais fontes de receitas das prefeituras, o consultor falará sobre o funcionamento, sazonalidade, tendências e estimativas para este ano. Sobre o Fundeb, serão abordados o funcionamento, os pesos e ponderações, matrículas escolares, coeficientes, composição e previsões para o ano.
Os demais temas que serão abordados nas oficinas técnicas são os seguintes: “Como melhorar a arrecadação municipal - Incremento de Receitas”, “Sistema de controle do grau de endividamento na folha de pagamento do Servidor Público”, “Tributos Municipais”, “Sazonalidade do Fundo de Participação dos Municípios - FPM”, “Políticas de apoio aos municípios para combate às drogas”, “Composição do Índice de Participação dos Municípios no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços-IPM/ICMS”.
A Marcha dos Prefeitos vai reunir gestores de todo o estado. A programação com os prefeitos será realizada no auditório da AMM e contará com as presenças do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Paulo Rabello de Castro, de representantes da Confederação Nacional dos Municípios-CNM, do Tribunal Regional Eleitoral -TRE, Tribunal de Contas de Mato Grosso -TCE, Sicredi, Bancada Federal, Conselho Estadual de Trânsito, Ministério Público, entre outros. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Na mira: PM barra tentativa de furto em agência bancária
Órfãos do Feminicídio: a necessidade do Estatuto da Vítima no Brasil e de acolhimento às famílias enlutadas
Avô é condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável
Lei Magnitsky, anistia e o custo internacional das crises institucionais
TJ mantém fornecimento de fórmula especial a bebê
Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026
PC deflagra operação em Porto Esperidião e Glória D’Oeste
Wellington destaca sanção de lei sobre Justiça do Trabalho
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo