• Cuiabá, 07 de Setembro - 2025 00:00:00

TJ determina bloqueio das contas de Botelho, Savi e citados na Bereré


Da Redação FocoCidade

Desembargador do Tribunal de Justiça, José Zuquim Nogueira, determinou bloqueio das contas dos deputados Eduardo Botelho e Mauro Savi em ação proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), na esteira da Operação Bereré que investiga esquema de fraudes no Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

O bloqueio de R$ 27,7 milhões atinge 17 pessoas, entre elas o ex-deputado federal Pedro Henry.

O desembargador assinala na decisão que o Ministério Público apresentou informações substanciais no pedido, por meio de demonstrativos de movimentações bancárias dos envolvidos no caso.  

“Fica, de fato, evidente na tabela apresentada as intensas e incomuns movimentações bancárias. O dinheiro público de origem no Detran/MT é recebido por investigados diversos, ora diretamente, ora por empresas interpostas, por pessoas da família, ou por empresas de pessoas da família, ou ainda, por empregados da família”, destaca trecho da decisão.

No dia 19 de fevereiro, o desembargador José Zuquim negou pedido interposto pelo MPE para prisão temporária de investigados na Operação Bereré, deflagrada pelo Gaeco e Delegacia Fazendária (Defaz), acerca de fraudes no Detran.

O desembargador entendeu que "do contexto legal e jurisdicional" a prisão seria medida extrema a ser aplicada ao quadro exposto pelo MP. "Indefiro o pedido de prisão temporária", pontuou o magistrado em decisão do dia 31 de janeiro.

Na decisão, o desembargador considerou deferimento dos pedidos de busca e apreensão de quase 50 investigados no esquema que segundo o MP, lesou o erário em desvio de dinheiro público, envolvendo nomes como o do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho e o deputado Mauro Savi.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: