Da Redação - FocoCidade
A Associação Mato-grossense dos Municípios realizará nos dias 07 e 08 de março, em Cuiabá, a 2ª Marcha dos Prefeitos Mato-grossenses, com a participação de gestores municipais de todo o estado, além de autoridades políticas que vão discutir os principais assuntos que compõem a pauta municipalista. Um dos principais focos dos debates se atém aos atrasos nos repasses aos municípios, principalmente na área da saúde.
Conforme ressaltou o presidente da AMM, a Marcha é o maior evento municipalista do estado e tem como finalidade divulgar e buscar apoio para as pautas do movimento. “O movimento municipalista tem se fortalecido com a união dos prefeitos e garantido conquistas importantes para os municípios, principalmente neste cenário de crise financeira nacional”, salientou. Ainda de acordo com Neurilan, a Marcha inclui uma programação paralela, voltada às equipes técnicas das prefeituras com foco no incremento da arrecadação municipal. “Reuniremos os técnicos das prefeituras com importantes parceiros da AMM em oficinas de capacitação, onde serão abordadas iniciativas que podem contribuir com a gestão”, explicou.
Estão confirmadas as presenças de representantes de órgãos federais e estudais ligados ao desenvolvimento das cidades, entre eles o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES, Paulo Rabello de Castro. Ele irá ministrar a primeira palestra do evento, intitulada “O BNDES e o Desenvolvimento do País”. Na sequência, a equipe técnica do banco apresentará aos gestores o projeto de fomento municipal “Virada do Desenvolvimento”.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios/CNM, Paulo Ziulkoski, participará da Marcha dos Prefeitos com a palestra sobre as mobilizações municipalistas deste ano e diversas oficinas técnicas ministradas pelos consultores da instituição. Outro destaque do evento será a palestra do presidente do Sicredi Mato Grosso, João Carlos Spenthof, que abordará casos de sucesso na ampliação da rede de atendimento no estado e a importância dela para o desenvolvimento local.
O Tribunal Regional Eleitoral/TRE também participará para tratar da agenda eleitoral deste ano e o apoio logístico na realização das eleições em outubro. A relação entre AMM, Tribunal de Contas e Municípios será o tema da palestra do vice-presidente do TCE, conselheiro Luiz Henrique Lima. A programação ainda inclui a participação dos deputados e senadores que compõem a bancada federal de Mato Grosso, Conselho Estadual de Trânsito, que abordará a municipalização do trânsito, e Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde, com a presença do Ministério Público Estadual/MPE. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Cuiabá confirma funcionamento do Restaurante Popular durante festividades
Governo edita decreto para disciplinar uso da força em ações policiais
Decisão: pai é condenado a 70 anos de prisão por abusar da filha
Ação do MP: Cachoeira do Mercúrio está com água imprópria para banho
Escuta livre de telas e sem pré-julgamentos, clareza e empatia: os desafios (nada novos) da comunicação interpessoal para 2025
Chave na mão, mercado imobiliário em expansão
A personalização inteligente para atendimento com IA e encapsulamento de dados
Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes
Aprovado na AL projeto que altera cálculo do ICMS para municípios de MT
Várzea Grande confirma apoio para 3 mil famílias com cestas básicas de Natal