Oscar D'Ambrosio
Italiana de nascimento e radicada no Brasil desde os 12 anos de idade, a médica cardiologista Floriana Bertini tem a palavra "flor" no nome e, embora a observação pareça ingênua, no caso dessa artista visual, parece haver um projeto do destino, pois a maneira que fotografa flores faz desabrochar nela e em quem a cerca um universo de afetos.
Essa dinâmica s expressa no projeto #asfloresnocaminho. Tudo começou no intervalo entre os exames que coordena. Viu uma flor e a fotografou. Repetiu a ação no dia seguinte e iniciou uma saga de imagens que ensinam a educar o olhar. Afinal, imersos na maratona cotidiana, corremos o risco de deixar de olhar para o que está ao nosso lado.
E não é pouco o que ali existe! As expressões visuais que Floriana apresenta são arte por diversos aspectos. O principal é a sua capacidade de envolver pessoas, que se sentem motivadas a desenvolver os próprios olhares num caminhar pelo mundo que não se limita a estar, mas passa a incluir o participar, o estar e o sentir junto com os outros.
Foi assim criado o projeto #asflorzinhasnocaminho, que leva crianças a fotografar flores em parques. As ações com adultos e crianças se complementam com a produção de textos e o apuro de sensibilidades. Num momento em que não poucos se preocupam com o distanciamento da arte da sociedade, Floriana Bertini gera debates e interações com suas flores. Que lindo!
Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp,


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade