• Cuiabá, 29 de Agosto - 2025 00:00:00

Fiscalização combate ligações clandestinas de energia em Cuiabá

  • Em Geral
  • 19/01/2018 13:01:01

Da Redação - FocoCidade

Ligações clandestinas de energia elétrica ou os denominados "gatos" geraram ação ampla de fiscalização em Cuiabá. A Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou uma operação de fiscalização e combate ao furto de energia elétrica na região da Praça Bispo Dom José, nesta sexta-feira (19).

A ação desenvolvida em parceria com a concessionária de energia, Energisa, tem o objetivo de prevenir e evitar a reincidência dos "gatos".

A concessionária fiscalizou em 2017 mais de 94 mil pontos e registrou 15.164 irregularidades em Cuiabá, destas, somente 1.324 unidades foram regularizadas.

De acordo com o diretor do Núcleo de Apoio a Segurança Pública, Marion Metello, no local foram constatadas diversas ligações clandestinas realizadas pelos vendedores ambulantes, que furtam a energia direta do quadro de distribuição da praça, localizado dentro do chafariz.

“O foco da operação é retirar essas ligações clandestinas, além destas práticas constituírem crime de furto que colocam em risco a saúde das pessoas que transitam pela praça, causam danos em toda a fiação elétrica do painel e ainda oneram os cofres públicos já que a energia consumida por eles, é paga pelo município", explicou.

Os comerciantes encontrados furtando energia da praça foram orientados a como solicitar uma ligação de energia junto a concessionária e também a adequar o ponto de atuação do comércio, com a confecção do Termo de Permissão de Uso (TPU) junto a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Em setembro a Praça Bispo já havia sido alvo de uma operação de impacto em parceria com a Polícia Militar. Sete irregularidades foram encontradas na época. Na operação todos os clientes foram desligados.

Novas ações semelhantes a esta devem ocorrer nos próximos dias em locais a serem mapeados secretaria, na área central da capital. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: