Da Redação - FocoCidade
Seguindo a estratégia de reduzir as filas no SUS (Sistema Único de Saúde), a prefeitura de Cuiabá começou no sábado (6) uma força-tarefa direcionada aos exames e consultas especializadas a cargo da Central de Regulação.
Segundo a Secretaria de Saúde, a ação, acontecerá todos os sábados até a véspera da realização do 1º Mutirão de Exames e Consultas, previsto para início de fevereiro.
Conforme a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo a força-tarefa é a primeira de uma série de ações de impacto que serão realizadas pela SMS em 2018 na Central. Nesta, a equipe visa dar celeridade e transparência às 58.036 pessoas que aguardam por consultas especializadas e ainda às 130.783 por exames. Outro objetivo é apurar o real quantitativo e as especialidades da fila, e combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados) que chega a 62%.
“Parte dessas pessoas já tiveram a solicitação autorizada e marcada mas não compareceram. Como a Central possuía imensa dificuldade de contato, o número de absenteísmo foi ficando cada vez maior. Diante disso, nossa primeira medida emergencial de reestruturação da Central é liquidar as filas de espera e dar resolutividade para os casos de saúde paralisados. E faremos isso com o Mutirão. É só o começo, outras ações também serão realizadas para humanizarmos e darmos transparência à todos os serviços ofertados pela Central de Regulação", explicou Elizeth.
Lileine Lúcia da Silva, coordenadora de Regulação ressaltou que para a triagem foram adquiridos novos aparelhos de telefones com o intuito de alcançar o máximo de contatos possíveis. Os pacientes que a equipe não obtiver sucesso no contato terão seus nomes divulgados na mídia constando o dia dos atendimentos. A profissional destacou também, que o call center da unidade receberá uma nova estrutura nas próximas semanas para tornar rotina esse contato da Central com os pacientes. "Não estamos apenas preparando um mutirão para por fim à fila de espera. Estamos preparando uma nova fase da Central de Regulação que além de dar celeridade trará, sobre tudo, transparência e confiabilidade para quem busca atendimento na saúde pública da Capital", finalizou. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal