Oscar D'Ambrosio
2018 está começando. É hora de fazer projetos. Vou compartilhar um para profissionais de todas as áreas do conhecimento, tanto de exatas, como engenheiros, como de biológicas, como ambientalistas, como de humanidades, historiadores e artistas plásticos. Não é inédito, mas tem tantas possibilidades...
Chama-se Faróis do Brasil. E pode ser lido inicialmente no seu sentido literal, ou seja, como um levantamento fotográfico, arquitetônico, poético ou histórico de dessas estruturas elevadas que servem como segurança e guia para pescadores e todo tipo de embarcação, da mais simples às mais sofisticadas.
Mas há outros olhares possíveis para os faróis. Podem ser entendidos como luminares, pessoas a nos orientar em momentos de bonança ou de crise. Ou podem ser ideias, conceitos ou valores a nos embalar em direção a um porto existencial mais seguro - e ainda existe o caminho de que eles sejam tão somente perguntas fundamentais a nos incomodar.
Acima de tudo, os faróis precisam ter a função de nos motivar. Podem ser do passado, recuperáveis pela arqueologia; do presente, observáveis em viagens; ou do futuro, os mais difíceis de encontrar na nossa sociedade complexa e multiconectada. Vou começar 2018 procurando meus faróis. Já escolheu os seus?
Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800